GP do Azerbaijão: veja os horários e como será a Sprint Race 

Data:

Após uma reunião realizada na última terça-feira (25), a Fórmula 1 decidiu que as Sprint Races não vão mais ser classificatórias para a corrida principal de domingo. O novo formato já será testado no Grande Prêmio do Azerbaijão.

Com isso, a partir do Azerbaijão, os finais de semana com sprint não terá o tradicional segundo treino livre, que dará lugar a classificação para a corrida rápida. Além disso, a organização definiu a obrigatoriedade do uso do pneu médio na qualy da sprint no Q1 e no Q2, já no Q3, as equipes só poderão usar o composto macio.

- Advertisement -

Assim, a sprint deixa de interferir na corrida principal de domingo, contando apenas os pontos extras para o campeonato mundial.

Algumas equipes aprovaram a decisão, já que muitos times se preocupam com questões de batidas, problemas no carro, que podem afetar a disputa principal.

As corridas sprint começaram a ser implantadas no calendário em 2021, em três GPs. Muita gente aprovou o formato, que definia o grid de largada de domingo. Mas, outros, como o piloto da Red Bull e bicampeão, Max Verstappen, não gostam do modelo.

Por outro lado, com a mudança da F1, alguns pilotos gostaram da novidade. Lewis Hamilton e Carlos Sainz aprovaram o novo formato, por exemplo.

Como vai ser a Sprint Race

  • Sexta-feira
    Trello Livre 1
    Classificação, com Q1, Q2 e Q3, para a corrida de principal, de domingo
  • Sábado
    Classificação para a Sprint Race, com Q1, Q2 e Q3 – com a obrigatoriedade do pneu
    No final do dia, corrida Sprint
  • Domingo
    Corrida principal

A F1 acredita que o novo formato deixará os pilotos mais motivados para disputarem a corrida rápida, já que ela não terá papel nenhum no grid de largada.

Outra mudança importante foi o número de unidades de potência disponíveis para cada carro, antes eram três, agora um piloto pode trocar quatro vezes sem ser punido.

Horários e onde assistir o GP do Azerbaijão

  • Sexta-feira
    Trello Livre 1 – 6h30 (BandSport e F1TV)
    Classificação para a corrida de principal – 10h (Band e F1TV)
  • Sábado (29)
    Classificação para a Sprint Race – 5h30 (BandSport e F1TV)
    Corrida Sprint – 10h30 (Band e F1TV)
  • Domingo (30)
    Corrida principal – 8h (Band e F1TV)
- Advertisement -
Aila Beatriz Inete
Aila Beatriz Inete
Aila Beatriz Inete é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É apaixonada por exportes e tem experiência na cobertura de eventos esportivos no Pará.

Compartilhe

Recentes