‘Em cima da hora’, FIA tenta aprovar novo formato da Sprint Race para o GP do Azerbaijão 

Data:

Em 2021, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou um novo formato de classificação para três corridas do calendário da Fórmula 1. Dois anos depois, as Sprint Races já somam seis em toda a temporada.

O próximo grande prêmio, que será no Azerbaijão, é uma dessas pistas que receberá este modelo de classificação este ano. No entanto, a FIA ainda não decidiu como ela, de fato, será.

- Advertisement -

Nesta terça-feira (25), a Comissão da F1 se reúne com representantes da categoria, das equipes e da FIA para discutir sobre qual será o formato da corrida sprint no Azerbaijão – tudo isso faltando menos de uma semana para a prova.

De acordo com informações divulgadas pelo site especializado em automobilismo Motorsport, o novo modelo que a F1 quer aprovar seria assim: na sexta-feira ocorreria o primeiro treino livre e depois a classificação para a corrida principal. Já no sábado, teria a classificação para a sprint race, que seria disputado ao final do dia, sem o treino livre 2.

Atualmente, um final de semana com a sprint race ocorre da seguinte forma: sexta-feira tem o treino livre 1 e depois a classificação para a sprint. No sábado ocorre o treino livre 2 e a sprint race, que definirá a posição de cada piloto no grid de largada da corrida principal, no domingo.

Ainda não se tem mais detalhes sobre o motivo dessa tentativa de mudança no formato. Contudo, acredita-se que a ideia é dar mais “espetáculo” para o público, e os pilotos arriscarem mais na corrida sprint – já o grid de largada já estaria definido.

Apesar disso, a ideia não parece ser muito atraente para as equipes. O chefe da Williams, James Vowles, falou em um vídeo divulgado pelo time sobre as possíveis novas mudanças e pontou a preocupação com a sprint no circuito do Azerbaijão.

“Vai ser um fim de semana de corrida sprint, possivelmente com mudança no formato, e estamos trabalhando agora para entender como devemos reestruturar nossa programação e quais serão as implicações para cada área. Com as regras mudando ou não, uma corrida sprint naquela pista apertada, com aquele trecho sinuoso do castelo, causará algum caos”, declarou.

As sprint races foram introduzidas na F1 para dar mais emoção a disputa e para os fãs da categoria. Elas também ajudam no campeonato e possuem pontuações para os oito primeiros colocadas, sendo oito para o vencedor, sete para o vice, seis para o terceiro, cinco para o quarto, quatro para o quinto, três para o sexto, dois para o sétimo e um para o oitavo.

O modelo de classificação ainda é um pouco questionado por algumas equipes. Apesar de ajudar com a pontuação, os riscos de acidentes ou problemas com o carros são altos e com o teto de gastos, muitos times estão no limite do orçamento.

Agenda

Após quatro semanas sem corridas, o GP do Azerbaijão começa nesta sexta-feira (28), a partir das 6h30. A prova será disputada no domingo (30), às 8h.

- Advertisement -
Aila Beatriz Inete
Aila Beatriz Inete
Aila Beatriz Inete é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É apaixonada por exportes e tem experiência na cobertura de eventos esportivos no Pará.

Compartilhe

Recentes