Ucrânia não participa da Copa do Mundo de Luge na Rússia

Em mais um impasse político entre os países do leste europeu, a Ucrânia não compete a final da Copa do Mundo de Luge

A Ucrânia não competirá na última etapa da Copa do Mundo de Luge, da Federação Internacional de Luge (FIL), em Sóchi, Rússia, no próximo final de semana, segundo o presidente da federação russa da modalidade, Stanislav Tyurin.

“14 países se inscreveram para competir na etapa da Copa do Mundo de Sóchi”, disse Tyurin à agência estatal Tass. “O prazo para a apresentação de candidaturas expirou em 15 de fevereiro e a Ucrânia não submeteu sua inscrição. Ao todo, cerca de 115 atletas e treinadores estarão presentes no evento”, acrescentou.

Este é o exemplo mais recente da recusa ucraniana de participar qualquer evento esportivo na Rússia.

No mês passado, a Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) divulgou uma nota afirmando que a Ucrânia não enviaria uma delegação aos Jogos Universitários de Inverno, que acontecem em Krasnoyarsk, entre 2 e 12 de março de 2019.

O governo ucraniano proibiu, em março passado, os atletas do país de competirem em qualquer evento na Rússia em protesto contra a anexação da Crimeia pelo seu vizinho, em 2014. Eles também alegaram que foi por causa do escândalo de doping envolvendo atletas da Rússia.

Mais tarde, Kiev reformulou sua decisão, afirmando que os atletas podem competir na Rússia, mas se decidirem fazê-lo, as despesas não serão financiadas pelo governo.

A última etapa da Copa do Mundo de Luge da temporada 2018-19 acontecerá dia 24 de fevereiro e contará com as provas individuais masculina e feminina; duplas e equipes.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM