Ucrânia não participará da Universíada 2019

Data:

A Ucrânia não enviou a inscrição de sua delegação até 2 de fevereiro, prazo final para a submissão dos arquivos.

A Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) divulgou uma nota, nesta segunda-feira (4), em que lamenta a decisão da Ucrânia de não enviar nenhum atleta de sua delegação à Universíada de Inverno este ano, que será realiazada na cidade russa de Krasnoyarsk. O motivo alegado, segundo comentou o presidente da FISU, Oleg Matytsin, é a falta de recursos financeiros.

“Nós nos comunicamos com a Federação Nacional da Ucrânia, como é de praxe. Eles escreveram, através de uma carta, que, devido a dificuldades financeiras, a delegação ucraniana não participaria da Universíada de Inverno de 2019. Isso foi a um ano e meio atrás. A FISU respondeu que daria assistência financeira para até 50 pessoas. Nós enviamos esta mensagem ao Comitê Olímpico Ucrâniano (COU) e ao Ministério da Educação da Ucrânica, mas, infelizmente, não obtivemos resposta. O prazo final para a submissão das inscrições foi 2 de fevereiro, e eles não enviaram nada, logo, a Ucrânia não participará”, afirmou Matytsin.

- Advertisement -

“É uma pena, porque a delegação ucraniana sempte apresenta ótimos atletas no esquí e biatlo, principalmente. Lamentamos pelos estudantess que serão privados da oportunidade de participar desta grande celebração esportiva estudantil”, acrescentou o presidente.

A imprensa russa levantou a possibilidade da ausência ucraniana ser ocasionada, na verdade, por questões políticas. Esta ideia é embasada, inclusive, por membros do governo ucraniano. Igor Gotsul, Ministro de Esportes da Juventude da Ucrânia, afirmou que “é totalmente sem sentido privar os jovens por erros políticos. A estupidez dos dirigentes ucranianos está por todo o lado”.

A XXIX Universíada de Inverno acontecerá entre os dias 2 e 12 de março de 2019, em Krasnoyarsk, Rússia. Única candidata à hospedar o evento, Krasnoyarsk receberá cerca de 3 mil atletas, que disputarão 76 eventos eventos de medalhas, em 11 esportes.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Se Tóquio 2020 não ocorrer, Pequim 2022 pode ter o mesmo destino, afirma decano do COI

Para Richard Pound, a pandemia da Covid-19 continua causando incertezas

Prefeito de Seul e apoiador da Olimpíada de 2032, Park Won-soon é encontrado morto

Park era considerado peça-chave na candidatura conjunta das Coreias à Olimpíada de 2032

Lausanne 2020: Brasil perde mais uma no curling e está eliminado da disputa por equipes

Atletas brasileiros voltam à Arena de Champery a partir do dia 18, quando participam das disputas mistas

Atual campeã olímpica de patinação, Alina Zagitova anuncia pausa na carreira

Apesar disso, a patinadora de 17 anos disse que vai continuar treinando