Now Reading
Se Tóquio 2020 não ocorrer, Pequim 2022 pode ter o mesmo destino, afirma decano do COI

Se Tóquio 2020 não ocorrer, Pequim 2022 pode ter o mesmo destino, afirma decano do COI

Se Tóquio 2020 não ocorrer, Pequim 2022 pode ter o mesmo destino, afirma decano do COI

Lausanne, Suíça – Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 podem ter o mesmo destino de Tóquio 2020 caso este último seja cancelado após ser adiado para o ano que vem. Com a postergação, os dois jogos serão realizados em um período de menos de 6 meses.

Mesmo assim, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, acredita que a realização dos dois eventos em uma pequena janela de tempo “manterá e até elevará a conscientização do mundo para os Jogos Olímpicos em um nível muito alto”.

Porém, essa “conscientização” está seriamente ameaçada pela pandemia, na opinião de Richard Pound, decano do COI.

“Tirando o lado político disso por enquanto, digamos que haja um surto de Covid em julho ou agosto do próximo ano em Tóquio, é difícil imaginar que não haverá um efeito indireto na mesma área cinco meses depois”, afirmou Pound à agência Reuters.

Segundo Pound, a China provavelmente não será discutida na sessão do COI que acontece nesta sexta-feira (17), já que as atenções agora estão voltadas para Tóquio.

“Pequim realmente não está sobre a mesa no momento e acho que seria uma coisa desnecessariamente complicada trazer isso porque simplesmente ainda não sabemos sobre isso”, disse.

Outra questão relacionada a Pequim 2022 que causa preocupação é a constante tensão entre China e Estados Unidos. Recentemente, os EUA impuseram sanções às autoridades chinesas pelo tratamento que a China vem dando a grupos étnicos minoritários no país e a crescente interferência chinesa em Hong Kong.

Os supostos abusos contra o povo Uigur, uma população muçulmana, indígena e turca de Xinjiang, fizeram com que políticos americanos tomassem medidas contra os Jogos Pequim 2022, como, por exemplo, o envio de uma carta ao COI pedindo medidas contra os Jogos e o boicote de autoridades estadunidenses ao evento.

De acordo com Pound, a tensão entre os dois países é um desafio e pode interferir diretamente na preparação para Pequim 2022. Além disso, o presidente Donald Trump vem acusando a China pela propagação do coronavírus. Afinal, 2020 é ano de eleição na terra do Tio Sam.

A Olimpíada de Pequim 2022 está agendado para ocorrer entre 4 e 20 de fevereiro. As Paralimpíadas virão em seguida: de 4 a 13 de março.

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2019 Issue Magazine Wordpress Theme. All Rights Reserved.

Scroll To Top