Ministro do Esporte da Rússia critica chefe da Rusada por declarações à imprensa internacional

Data:

O ministro do Esporte russo, Pavel Kolobkov, criticou as declarações feitas pelo chefe da Rusada, a Agência Antidoping da Rússia, à imprensa internacional nesta semana. Yuri Ganus afirmou, em entrevista ao The New York Times, que “milhares de testes antidoping foram alterados para proteger a reputação de ex-estrelas do esporte nacional russo”.

Kolobkov, que luta para garantir a participação sem restrições dos atletas russos na Olimpíada de Tóquio, disse que “acusações sérias exigem provas concretas” e acrescentou que “ao fazê-las, pode-se envolver os atletas em investigações infundadas”.

- Advertisement -

“Estamos trabalhando em cooperação com organizações internacionais, como a Agência Mundial Antidoping (Wada), o Comitê Olímpico Internacional (COI) e as federações esportivas, e continuaremos nessa direção”, finalizou o ministro em entrevista à Tass, agência de notícias da Rússia.

Entenda o caso

A Wada instaurou uma investigação para apurar uma suposta fraude nos dados coletados da Rusada em janeiro deste ano. Para isso, a entidade deu um prazo de três semanas para o órgão russo apresentar suas justificativas.

Após a Rússia enviar seu relatório, na semana passada, o chefe da agência antidoping do país disse “esperar sanções significativas” para todo o esporte russo, face à alegação de manipulação dos dados obtidos pela Wada. O dirigente ainda afirmou que “se trata de um caso de reincidência e com os mesmos métodos de sempre.”

Nssta semana, Yuri Ganus voltou a fazer novas declarações sobre os casos de doping que envolvem a Rússia. No texto publicado pelo The new York Times, Ganus afirma que todo este esquema só é possível graças às “pessoas com acesso às mais poderosas instituições do país”.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Tribunal Arbitral do Esporte suspende audiências até maio por causa de coronavírus

A decisão é válida até, pelo menos, 1º de maio. Dependendo da evolução da doença, este prazo pode ser estendido

Sun Yang é suspenso e está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

O tribunal considerou o tricampeão olímpico culpado de se recusar a cooperar com os coletores de amostras durante uma visita a sua casa em setembro de 2018

Vice-presidente da Rusada defende audiência pública no Tribunal Arbitral do Esporte

Margarita Pakhnotskaya quer que as audiências do caso entre a Rusada e a Wada sejam realizadas a portas abertas em Lausanne, Suíça, sede do tribunal

Brasil foi o quarto país com mais casos de doping em 2017

Foram 84 testes positivos; dados foram divulgados pela Agência Mundial Antidoping (WADA)