Rio de Janeiro recebe etapa de circuito mundial de ciclismo amador

Data:

Mais de mil atletas amadores disputam a 9◦ etapa oficial da UCI Gran Fondo World Series, mundial de ciclismo amador

A  cidade de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, será invadida por uma legião de ciclistas amadores. Neste domingo, a cidade recebe a 9ª etapa oficial da UCI Gran Fondo World Series, campeonato mundial de ciclismo amador.

O Gran Fondo Rio de Janeiro 2019 irá reunir mais de 1.000 atletas amadores de vários estados e países na região mais propícia ao ciclismo de estrada, entre o mar e montanha, e tendo como base o Portobello Resort. A prova tem cerca de 120 quilômetros, sendo 2 mil metros de ascensão acumulada.

- Advertisement -

“Criamos uma prova para ciclista que gosta de desafios, visuais deslumbrantes e testar limites”, conta Gabriela Monteiro de Barros, organizadora do evento e ciclista amadora há mais de 15 anos.

De importância histórica, o trajeto da prova se desenvolve pela antiga Estrada Imperial, a primeira via de rodagem do Brasil de 1856, com prédios antigos, típicos do período colonial, e algumas ruínas.

O termo “gran fondo” tem origem na Itália, na década de 70. Tem referência a um evento idealizado por um grupo de ciclismo da região de Cesenatico, Costa Adriática da Itália, local com várias montanhas e colinas.

Para os ciclistas em geral, o nome “grand fondo” significa um desafio físico e mental, ou seja, uma prova muito dura. Porém, uma competição que oferece opções de percursos longos e médios para que mais pessoas possam participar e curtir.

Serviço do evento:
Site: www.gfriodejaneiro.com.br
Local da largada: Em frente ao Parque de Exposições – Estr. São João Marcos, sn – Praia Do Saco, Mangaratiba
Horário de largada: 7h30
Horário de previsão de termino da prova: 14h30

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes