COB lançará Hall da Fama

A partir do dia 18, quatro importantes nomes do esporte brasileiro serão imortalizados.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lançará no próximo dia 18 de dezembro, durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, o Hall da Fama do esporte brasileiro, honraria que homenageará ex-atletas e técnicos que “contribuíram de maneira marcante com o esporte olímpico brasileiro, promovendo o Olimpismo e inspirando novas gerações”.

Os primeiros nomes a receberem o reconhecimento foram divulgados hoje, através do site oficial do COB, e são: Torben Grael (vela), bicampeão olímpico brasileiro; a dupla Sandra Pires e Jackie Silva (vôlei de praia), primeiras mulheres brasileiras campeãs olímpicas; e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), primeiro e, até então, único brasileiro a receber a medalha Pierre de Coubertin, maior honraria do Comitê Olímpico Internacional (COI). O evento acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, no Teatro Bradesco.

O COB indicará, anualmente, os homenageados e estes devem obedecer a alguns critérios estabelecidos pelo próprio Comitê:

– O atleta deve ter, no mínimo, cinco anos de aposentadoria e ter participações relevantes em Jogos Pan-Americanos ou Olímpicos;

– Os técnicos devem ter, no mínimo, 10 anos atuando no alto rendimento e ter contribuído para participações relevantes em Jogos Pan-Americanos ou Olímpicos;

– Ter promovido o olimpismo, vivenciando ao longo da carreira os valores olímpicos de respeito, coragem, igualdade, determinação, superação e busca por excelência, servindo de inspiração para as novas gerações.

Além disso, o COB publicará também um site com o perfil de cada homenageado, com imagens, entrevistas e as conquistas mais importantes da carreira de cada um deles.

O lançamento deste Hall da Fama acontecerá paralelamente ao Prêmio Brasil Olímpico, evento que presta homenagens aos atletas brasileiros que ainda competem e representam o nosso país.

Todos os detalhes de ambos os eventos podem ser consultados no site oficial do Comitê Olímpico Brasileiro.

Recentes