Brasil perde cinco vagas no atletismo do Pan de Lima 2019

Data:

Os cortes foram orientados pelos organizadores do Pan, mas a CBAt e o COB recorreram e há a possibilidade de serem chamados novamente

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta sexta-feira, 28 de junho, a desconvocação de cinco atletas inicialmente chamados para defender o país nos Jogos Pan-Americanos de Lima, de 27 de julho a 11 de agosto, no Peru.

A CBAt havia chamado 51 representantes, no dia 19 de junho. Mas recebeu, no dia 25, por meio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), um comunicado do Comitê Organizador dos Jogos com a lista de atletas elegíveis, dentro da cota de cada prova e com índice de participação.

- Advertisement -

De todos os atletas convocados pela entidade, sete não constavam desta lista, que apesar de ter sido enviada pelo CO Lima, foi elaborada pela Associação Pan-Americana de Atletismo (APA).

Dos sete atletas, a CBAt solicitou ao COB para que procedesse a inscrição de dois, uma vez que atenderiam a cota, pois haviam equívocos na lista enviada pelo CO Lima. Nesta situação estão os atletas Carlos de Oliveira Santos (1.500 m) e Jefferson de Carvalho Santos (decatlo).

A CBAt solicitou revisão da lista na APA e a informação oficial deve ser recebida nos próximos dias, uma vez que, como todos os países enviaram as listas em 26 de junho, será preciso aguardar a checagem dos atletas inscritos e que possuem o direito, em atendimento a cota de cada prova.

Em função do ocorrido estão desconvocados agora os atletas: July Ferreira da Silva, dos 1.500 m, Valdileia Martins, Fernando Carvalho Ferreira e Thiago Júlio Moura, do salto em altura, e Moacir Zimmermann, dos 20 Km marcha atlética.

Mas há ainda a possibilidade de que os atletas voltem a fazer parte do Time Brasil, caso o COB/CBAt receba uma confirmação do CO Lima 2019/APA de que os atletas atendem o pré-requisito da cota em suas respectivas provas.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Atletismo: paranaense Renan Gallina vence Sul-Americano e bate record de Paulo André; veja

Um novo nome do atletismo brasileiro ganhou destaque nesta...

Paulo André volta às pista e faz o segundo melhor tempo do ranking brasileiro

O velocista e ex-BBB Paulo André Camilo voltou as...

Usain Bolt é vítima de fraude na Jamaica e perde milhões: ‘Onde está a verdade?’

O jamaicano, lenda do atletismo mundial, Usain Bolt foi...

Ex-cartola do atletismo, Lamine Diack morre aos 88 anos

A notícia foi revelada pela imprensa local e depois confirmada pela família de Lamine Diack. A causa da morte não foi revelada.