Artigo atual
Atletismo brasileiro entra em 2020 com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Atletismo brasileiro entra em 2020 com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Brasil entra em 2020 com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Bragança Paulista, São Paulo – Os Jogos Olímpicos de Tóquio são o principal evento esportivo deste ano. Por isso, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) já foca no evento, que ocorrerá entre os dias 31 de julho e 9 de agosto.  A competição será aberta com as preliminares dos 400 m com barreiras feminino, no dia 31 de julho, e termina com a maratona masculina no dia 9 de agosto, em Sapporo.

“Todos as atenções estarão voltadas para a preparação para Tóquio, que completará um importante ciclo olímpico”, lembrou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho.

Por causa do calor esperado para Tóquio em agosto, as provas mais longas – maratona feminina e masculina, os 20 km e 50 km masculinos e femininos – foram transferidas para Sapporo, a 800 km da capital japonesa.

Os circuitos serão montados no Sapporo Odori Park, que já recebeu a maratona de Hokkaido. Trata-se ainda de um ponto turístico importante da cidade, localizado na região central (de fácil acesso aos torcedores). Diversos eventos são organizados no local durante o ano.

O calendário nacional, mais uma vez, terá a Copa Brasil de cross country como a primeira competição do ano, no dia 18 de janeiro, em Serra, no Espírito Santo. A competição será seletiva para o Pan-Americano de cross, marcado para o dia 29 de fevereiro, em Victoria, no Canadá.

Nos dias 15 e 16 de fevereiro será disputada a Copa Brasil de marcha atlética, ainda sem local definido.

Já de 13 a 15 de março será realizado o primeiro grande campeonato da World Athletics (antiga IAAF): o Mundial de atletismo indoor, em Nanjing, na China. Em seguida, no dia 29, está previsto o Mundial de meia maratona, em Gdynia, na Polônia.

Em 2020, voltam a ser disputadas a Copa Brasil de provas combinadas e a Copa Brasil de meio-fundo e fundo, nos dias 4 e 5 de abril, no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP).

O Mundial de marcha atlética por equipes está marcado para os dias 2 e 3 de maio, em Minsk, na Bielorrússia.

O Troféu Brasil, a principal competição interclubes da América Latina, está marcada para o período de 7 a 10 de maio, sem local definido. Já no dia 17 do mesmo mês está previsto o Grande Prêmio Brasil, também em sede a ser definida. Poucos dias depois, Tenerife, na Espanha, recebe o Campeonato Ibero-Americano de atletismo, de 22 a 24.

Os Campeonatos Brasileiros estão previstos para o período de 12 a 14 de junho (sub-20), de 14 a 16 de agosto (sub-18), de 28 a 30 de agosto (sub-23), e de 16 a 18 de outubro (sub-16). Todos com sedes indefinidas.

Outras competições importantes para os brasileiros são o mundial de atletismo sub-20, que será disputado de 7 a 13 de julho, em Nairóbi, no Quênia, e o Sul-Americano sub-18, de 11 a 13 de setembro, em Encarnación, no Paraguai, e o Sul-Americano sub-23, de 26 a 27 de setembro, em Georgetown, na Guiana.

Comentários (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2018-2020 Agência Olímpica.