Iaaf: atletas transgêneros precisam baixar ainda mais o nível de testosterona

Data:

Atletas trans que desejam disputar competições oficiais de atletismo deverão diminuir ainda mais os níveis de testosterona. Foi o que deliberou a Iaaf, Associação Internacional de Atletismo, em reunião do conselho executivo, em Doha, Catar.

Segundo o texto divulgado nesta segunda-feira (14) pela entidade, a concentração de testosterona de uma atleta terá que ser inferior a cinco nanomols por litro de sangue. O limite anterior era de 10 nanomoles.

- Advertisement -

A mudança alinha o regulamento com o que se aplica a atletas com diferenças de desenvolvimento sexual (DSD), como a campeã olímpica sul-africana Caster Semenya, suspensa pelo órgão por se recusar a acatar as novas regras.

“De acordo com o novo regulamento, uma atleta transexual não precisa mais ter seu novo gênero reconhecido por lei. Porém, deve fornecer uma declaração assinada de que sua identidade de gênero é feminina”, lê-se no documento.

“Ela (a atleta) deve demonstrar que a concentração de testosterona em seu soro é inferior a 5nmol/L continuamente por um período de pelo menos 12 meses antes de ser declarada apta e deve manter este valor se quiser continuar elegível”.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Atletismo: paranaense Renan Gallina vence Sul-Americano e bate record de Paulo André; veja

Um novo nome do atletismo brasileiro ganhou destaque nesta...

Paulo André volta às pista e faz o segundo melhor tempo do ranking brasileiro

O velocista e ex-BBB Paulo André Camilo voltou as...

Usain Bolt é vítima de fraude na Jamaica e perde milhões: ‘Onde está a verdade?’

O jamaicano, lenda do atletismo mundial, Usain Bolt foi...

Ex-cartola do atletismo, Lamine Diack morre aos 88 anos

A notícia foi revelada pela imprensa local e depois confirmada pela família de Lamine Diack. A causa da morte não foi revelada.