Duplas brasileiras sobem ao pódio no Major Series de Gstaad

Data:

Carol e Maria são prata, enquanto Ana e Rebecca levam o bronze na segunda competição mais importante do Circuito Mundial

O Brasil subiu duas vezes ao pódio no Major Series de Gstaad, na Suíça, segunda competição mais importante no Circuito Mundial de vôlei de praia 2019. Na manhã de hoje, 14, Carol Solberg e Maria Elisa levaram a prata ao serem superadas pelas estadunidenses Ross e Klineman, por 2 sets a 1 (15/21, 21/17, 15/12), enquanto Ana Patrícia e Rebecca ficaram com o bronze ao vencer as suíças Nina e Tanja por 2 a 0 (21/14, 21/12).

A prata foi a primeira medalha de Carol e Maria Elisa no Circuito Mundial 2019, rendendo 810 pontos na corrida olímpica brasileira. Com isso, elas chegam aos 3.370 pontos e se aproximam de Ágatha e Duda, em segundo, com 3.830. Ana Patrícia e Rebecca, que somaram 720 pontos com o bronze em Gstaad, lideram com 4.260.

- Advertisement -

Além dos pontos da corrida olímpica, a prata rende 1.080 pontos no ranking do Circuito Mundial e cerca de R$ 118 mil em premiação. Já Ana Patrícia e Rebecca somam mais 960 pontos no ranking do circuito, que possui pontuação diferente do ranking da corrida olímpica, e levam um prêmio de cerca de R$ 75 mil.

Outros três times do país disputaram a fase principal em Gstaad. Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) e Talita/Taiana (AL/CE) terminaram na nona colocação. O próximo desafio das duplas brasileiras no Circuito Mundial acontece já na próxima semana, a partir de terça-feira (16.07), com a etapa quatro estrelas de Espinho, em Portugal.

Na corrida olímpica do Brasil, apenas os eventos de quatro e cinco estrelas do Circuito Mundial, além do Campeonato Mundial, são contabilizados, cada um com peso correspondente. Além disso, os times terão uma média dos 10 melhores resultados obtidos, podendo descartar as piores participações. Só valem os pontos obtidos juntos, como dupla.

A corrida olímpica interna das duplas brasileiras acontece em paralelo à disputa da vaga do país, que segue as regras da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Cada nação pode ser representada por, no máximo, duas duplas em cada naipe.

Gstaad é um dos torneios mais tradicionais do Circuito Mundial de vôlei de praia, presente desde 2000, sem ficar nem sequer um ano de fora do calendário. Além disso, também é uma das paradas favoritas dos atletas, em meio ao verão europeu e com a arena cercada pelas montanhas. O Brasil foi campeão oito vezes no naipe masculino e nove no naipe feminino.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Duda e Ana Patrícia a uma vitória de igualar histórico feito de lendas Walsh e Mey

Quando entrarem em quadra neste domingo (15) para disputar...

Pedro Solberg e Guto perdem segunda partida no Mundial de vôlei de praia

Cherif e Ahmed, do Catar, venceram com parciais de 21-18, 17-21 e 15-8

Alison e Álvaro atropelam mexicanos e vão às quartas em Tóquio 2020

Em 2 sets a 0, parciais 21/14 e 21/13, os dois mantiveram o Brasil vivo na competição