Mundial de vôlei de praia começa nesta sexta-feira

Data:

Oito duplas brasileiras buscam manter a hegemonia do país  na principal competição da modalidade

Começa nesta sexta-feira, 26 de junho, em Hamburgo, na Alemanha, a principal competição do vôlei de praia do ano: o Campeonato Mundial. O torneio, que acontece a cada dois anos, contará com a participação de 96 times, incluindo oito duplas brasileiras que buscam manter a hegemonia do país na disputa.

Além da glória de anotar o nome no hall de vencedores do Mundial, o torneio pode ser fundamental aos times brasileiros que brigam por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Enquanto uma etapa quatro estrelas rende 800 pontos aos vencedores, na disputa em Hamburgo a primeira posição dará 1.000 pontos.

- Advertisement -

Maior vencedor de Mundiais ainda em atividade entre os homens, com dois títulos (Emanuel, já aposentado, possui três), Alison comentou sobre a importância de manter a ‘fome’ de conquistas e destacou a importância da comissão técnica no projeto visando 2020.

“A verdade é que você não pode parar de evoluir. É fácil chegar ao topo e pensar que não há nada mais para aprender ou evoluir, mas esse é o primeiro passo antes de cair. Eu estou muito agradecido por ter um grande time e um parceiro incrível que me empurra na direção certa todos os dias”, declarou.

No naipe masculino, o Brasil será representado por Alison/Álvaro Filho, André Stein/George, Evandro/Bruno Schmidt e Pedro Solberg/Vitor Felipe. No feminino, Ágatha/Duda, Ana Patrícia/Rebecca, Carol Solberg/Maria Elisa e Fernanda Berti/Bárbara Seixas defendem o Brasil.

A fase de grupos conta com 48 times em cada naipe, divididos em 12 grupos com quatro duplas que jogam entre si. Os primeiros e os segundos avançam, assim como os quatro melhores terceiros colocados. Os outros oito terceiros disputam uma rodada eliminatória. Os vencedores também avançam, totatizando 32 times. O torneio segue em formato eliminatório com round 1, oitavas de final, quartas, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Somando os naipes masculino e feminino, o Brasil soma 12 medalhas de ouro, nove de prata e dez de bronze nas 11 edições realizadas. Brasil contra Estados Unidos foi a final mais repetida na história, tendo acontecido em sete oportunidades. O Campeonato Mundial é o principal torneio da temporada, com uma premiação total de 1 milhão de dólares (500 mil para cada naipe) e a maior pontuação ao ranking da temporada.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Duda e Ana Patrícia a uma vitória de igualar histórico feito de lendas Walsh e Mey

Quando entrarem em quadra neste domingo (15) para disputar...

Pedro Solberg e Guto perdem segunda partida no Mundial de vôlei de praia

Cherif e Ahmed, do Catar, venceram com parciais de 21-18, 17-21 e 15-8

Alison e Álvaro atropelam mexicanos e vão às quartas em Tóquio 2020

Em 2 sets a 0, parciais 21/14 e 21/13, os dois mantiveram o Brasil vivo na competição