Três duplas vão às oitavas no torneio feminino da etapa de Xiamen

Data:

Os duelos das oitavas ocorrem no final da noite desta sexta-feira, e durante a madrugada serão realizadas as partidas das quartas

O Brasil avançou com três duplas às oitavas do torneio feminino de Xiamen, China, pelo Circuito Mundial de vôlei de praia 2019. Ágatha/Duda (PR/SE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Talita/Taiana (AL/CE) venceram seus compromissos pela fase de grupos ou repescagem na madrugada desta sexta-feira (26), horário de Brasília, e seguem na competição que vale pontos para a corrida olímpica.

Outras duas duplas brasileiras acabaram se despedindo do torneio, ambas em confronto contra Talita/Taiana. Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) ficou na fase de grupos, em 25°, e Carolina Solberg/Maria Elisa (RJ) caiu na repescagem, em 17°. Os duelos das oitavas de final ocorrem no final da noite desta sexta-feira, e durante a madrugada serão realizadas as partidas das quartas de final da competição.

- Advertisement -

Talita e Taiana começaram o dia lutando para seguirem no torneio. Como haviam sido superadas na estreia do grupo F, tinham um jogo de ‘vida ou morte’ contra Fernanda Berti e Bárbara Seixas. Quem vencer, iria para a repescagem, quem perder, voltava para casa. E elas levaram a melhor por 2 sets a 0 (22/20, 21/13), em 38 minutos.

Horas depois, nova eliminação sobre uma dupla brasileira, desta vez superando Carol Solberg e Maria Elisa na repescagem: 2 sets a 1 (21/19, 13/21, 15/10), em 49 minutos de jogo. Nas oitavas, elas vão enfrentar as chinesas Chen Xue e Xinxin Wang, às 23h30 desta sexta.

Quem também avançou, mas sem passar pela repescagem, foi a dupla Ana Patrícia e Rebecca. Elas já haviam vencido na estreia, e pela segunda rodada da fase de grupos, superaram justamente Carol Solberg e Maria Elisa: 2 sets a 0 (21/16, 21/13), em 32 minutos. Com a primeira colocação da chave G, a parceria evitou a repescagem e ‘economizou’ um jogo.

Ágatha e Duda também passaram direto às oitavas de final, terminando em primeiro lugar no grupo C. Elas superaram as norte-americanas Kelley Larsen e Emily Stockman por 2 sets a 0 (21/19, 21/15), em 34 minutos, garantindo um bom resultado. Nas oitavas de final, elas encaram as também norte-americanas Alix Klineman e April Ross, às 23h30 desta sexta.

Fernanda e Bárbara Seixas somam 240 pontos na corrida olímpica pela 25ª posição, enquanto Carolina Solberg e Maria Elisa, que terminaram em 17°, somam 320 pontos.

Na corrida olímpica do Brasil, apenas os eventos de quatro e cinco estrelas do Circuito Mundial, além do Campeonato Mundial, são contabilizados, cada um com peso correspondente. Além disso, os times terão uma média dos 10 melhores resultados obtidos, podendo descartar as piores participações. Só valem os pontos obtidos juntos, como dupla.

A corrida olímpica interna das duplas brasileiras acontece em paralelo à disputa da vaga do país, que segue as regras da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Cada nação pode ser representada por, no máximo, duas duplas em cada naipe.

As duplas campeãs em Xiamen recebem 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e uma premiação de cerca de R$ 75 mil. A cidade chinesa recebe etapas do tour desde 2013 e o Brasil já foi campeão em três oportunidades, com Alison/Vitor Felipe (ES/PB), em 2013, Juliana/Maria Elisa (CE/RJ), em 2014, e Fernanda/Bárbara (RJ), em 2017.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Duda e Ana Patrícia a uma vitória de igualar histórico feito de lendas Walsh e Mey

Quando entrarem em quadra neste domingo (15) para disputar...

Pedro Solberg e Guto perdem segunda partida no Mundial de vôlei de praia

Cherif e Ahmed, do Catar, venceram com parciais de 21-18, 17-21 e 15-8

Alison e Álvaro atropelam mexicanos e vão às quartas em Tóquio 2020

Em 2 sets a 0, parciais 21/14 e 21/13, os dois mantiveram o Brasil vivo na competição