Marcus ainda quebrou o recorde brasileiro da modalidade no primeiro dia da competição que terminou neste domingo
Ane Marcelle dos Santos e Marcus D’Almeida confirmaram o favoritismo e são os primeiros brasileiros a garantir vaga no Mundial de Tiro com Arco Recurvo de 2019. Eles lideraram a seletiva, disputada no Centro de Treinamento, em Maricá (RJ), no último final de semana, e estão classificados para a competição mundial na Holanda, em junho. Como cada país tem direito a três vagas por naipe, haverá ainda uma próxima seletiva, que será disputada de 20 a 23 de março, e qualificará outros quatro arqueiros, dois homens e duas mulheres, para o Mundial.
Os dois primeiros dias da seletiva seguiram o mesmo padrão: qualificatória com 72 flechas e fase de mata-mata com as chaves começando nas quartas de final. O terceiro dia também começa com uma qualificatória, mas os oito melhores classificadores se enfrentam no Round Robin, onde todos combatem contra todos. Cada vitória no Round Robin – os oitos melhores colocados dos dois primeiros dias de disputa num todos contra todos – conta como 1,5 ponto por vitória.
O grande destaque da seletiva nacional foi mesmo Marcus D’Almeida. Logo no primeiro dia da competição, com 685 pontos somados após 72 flechas, o arqueiro bateu o próprio recorde brasileiro (682) e estabeleceu uma nova marca máxima. Depois de começar a Seletiva com 16 pontos, Marcus voltou a somar 16 pontos no segundo dia e garantiu a vaga antecipada para o Mundial.
Ane Marcelle dos Santos também liderou os três dias, mas a vaga só foi garantida no domingo (24). A arqueira iniciou a competição fazendo 16 pontos e somou mais 12 no segundo, totalizando 28 pontos. Ela ainda era ameaçada por Ana Clara Machado, com 22 pontos. Mas a favorita manteve a concentração e administrou a vantagem no terceiro e último dia do torneio, faturando mais 7.5 pontos no Round Robin e terminou a competição com 35.5, contra 26.5 de Ana Clara Machado, segunda colocada.
As informações são do Comitê Olímpico Brasileiro