Natação reproduz ambiente de competição com foco no Open Internacional

Além do Open Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação, o ano contará com o Campeonato Mundial de Natação

A equipe de natação brasileira que treina no CT Paralímpico, em São Paulo, realiza nesta semana uma fase mais específica de treinamentos. A intenção é reproduzir ao máximo situações de competição.

O time segue em preparação ao Open Internacional Loterias Caixa da modalidade, principal evento deste semestre, que acontecerá de 25 a 27 de abril, na capital paulista.

“Uma dessas estratégias de treino específico são as próprias competições. Nós fazemos sem premiação, só para os meninos competirem, nadarem com outras pessoas e reproduzirem esse ambiente”, explicou o técnico-chefe da modalidade no Comitê Paralímpico Brasileiro, Leonardo Tomasello.

Já foram feitas duas tomadas de tempo, uma no Centro de Treinamento Paralímpico e outra no Ginásio do Parque São Jorge, com a equipe de natação do Corinthians. No próximo dia 30, ocorrerá outra no CT. Outro ponto treinado é a rotina durante a competição: “Faremos eliminatórias pela manhã e final à tarde, como ocorre no Open, para eles treinarem alimentação, descanso, entre outras coisas”, completou o treinador.

Para Phelipe Rodrigues, vencedor de quatro medalhas, duas de prata e duas de bronze, nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, os treinos são bons para avaliar em que estágio os atletas estão.

“Estamos treinando bem forte para o Open. Eu nadei abaixo dos índices para o Mundial já nas tomadas de tempo, então estamos no caminho certo, mas ainda precisamos melhorar um pouco. Foi bem positivo, não só para mim, mas para a equipe inteira”, afirma o nadador da classe S10.

O pernambucano de 28 anos também vai competir no Maria Lenk, o campeonato brasileiro absoluto de natação, junto com atletas convencionais e acredita que será um bom teste para o Open: “Eu vou estar basicamente no meu ápice e acho que vai ser bem legal competir com o pessoal de igual para igual. Quero estar fazendo muito próximo do meu melhor, se não o meu melhor.”

Além do Open Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação, o ano contará com o Campeonato Mundial de Natação, cuja sede e a data exata ainda não foram definidas. Em agosto, os Jogos Parapan-Americanos acontecem em Lima, Peru.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM