Daniel Dias faz melhor tempo da carreira nos 50m livre e fatura ouro no Mundial

Data:

O brasileiro Daniel Dias surpreendeu nesta segunda-feira (9) no primeiro dia do Mundial Paralímpico de Natação, no Parque Olímpico de Londres. Ele garantiu a medalha de ouro nos 50m livre da classe S5 com o melhor tempo de sua vida: 31s83.

A melhor marca dele nesta prova era de 31s86. Até pouco tempo era o recorde mundial, mas devido ao novo processo de classificação funcional, o atual detentor é o italiano Antonio Fantin (30s16), que conseguiu o feito quando era ainda da S6, classe com menor grau de comprometimento físico. Fantin não competiu os 50m livre em Londres e conquistou o ouro nos 400m da S6, minutos antes de Daniel.

- Advertisement -

A conquista do brasileiro veio de maneira eletrizante. Depois de não largar muito bem, ele se recuperou durante a prova e bateu na frente dos demais. A prata foi para o italiano Francesco Bocciardo (32s89) e o bronze ficou com o norte-americano Muhammad Zulkafly (33s20).

“Sabia que este Mundial seria muito difícil, mas já começar melhorando minha marca, como outras eu pretendo melhorar. Começando com medalha de ouro, é só gratidão. Voltar sete anos depois dos Jogos Paralímpicos de Londres aqui nesta piscina, sinto muita gratidão. Era para ser novo recorde mundial, mas foi recorde das Américas”, disse Daniel.

Além do astro paralímpico, o novato Wendell Belarmino (S11), também nos 50m livre, garantiu outro ouro para o Brasil no primeiro de disputas. O País ainda assegurou duas pratas, com Phelipe Rodrigues, nos 50m livre (S10), e Maria Carolina Santiago, nos 100m costas (S12). E ainda um bronze, com Joana Neves, nos 50m livre (S5).

Com esses resultados, o Brasil fechou o dia em sexto lugar no quadro de medalhas. A Rússia lidera, com quatro ouros, três pratas e quatro bronzes. Grã-Bretanha, Itália, Ucrânia, Itália e Estados Unidos conquistaram três ouros cada e estão à frente do Brasil. A delegação brasileira neste Mundial conta com 27 representantes.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Cátia Oliveira é bronze no tênis de mesa e Brasil chega à 20ª medalha em Tóquio

A paulista, que em 2018 conquistou a prata do Mundial Individual de 2018, faturou uma medalha paralímpica pela primeira vez na carreira.

Petrúcio Ferreira é ouro nos 100m T47 com recorde paralímpico

Petrúcio Ferreira confirmou o favoritismo, voou na pista do Estádio de Tóquio e sagrou-se bicampeão paralímpico dos 100m da classe T47

Daniel Dias é bronze e chega a 25ª medalha em Paralimpíadas

Nadador fez grande prova nos 100m livre da classe s5 e ainda tem mais três provas individuais para disputar na Paralimpíada

Gabriel Bandeira conquista o primeiro ouro do Brasil na Paralimpíada de Tóquio

O nadador venceu os 100m borboleta da classe S14, dedicada a atletas com deficiência intelectual