Rúgbi, tênis de mesa e vôlei sentado fazem os primeiros treinos em Lima

Data:

O Brasil deu início na manhã do último domingo (18) aos primeiros treinamentos nos locais de competição dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, no Peru. Três modalidades puderam conhecer as instalações da capital peruana: rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa e vôlei sentado. Os atletas deixaram suas primeiras impressões quanto à estrutura, e a equipe feminina de vôlei pôde, inclusive, ter seu primeiro duelo.

O tênis de mesa treinou no período da tarde, com dois grupos: um com os atletas andantes (classes 6 a 10) e outro com os cadeirantes (1 a 5). Trinta brasileiros farão parte das chaves da modalidade, uma das que mais rende medalhas ao país na competição continental.

- Advertisement -

“Agora dá para dizer que o Parapan começou! A estrutura é sensacional, então estou muito feliz de chegar pela segunda vez a esta competição. Gostei demais e o clima não tem comparação. Não tenho palavras para descrever o quão feliz eu estou de estar aqui”, disse Cátia Oliveira, mesatenista que é a atual vice-campeã mundial da classe 2.

O rúgbi em cadeira de rodas fez o reconhecimento da área de competição, no Ginásio Polideportivo Villa el Salvador. A instalação fica ao lado da Vila dos Atletas e é um dos poucos esportes a serem realizados na região. A bocha, cuja delegação conta com 13 brasileiros, também será disputada nessa arena.

“É uma competição curta, então temos de encarar jogo a jogo. Temos a nossa estratégia e almejamos um bom lugar na fase de classificação. O primeiro jogo será contra a Colômbia, com quem disputamos diretamente uma medalha. A gente tem de começar com altíssima intensidade, pois os principais jogos são no início do torneio”, disse Ana Ramkrapes, técnica da equipe brasileira de rúgbi.

Por fim, o vôlei sentado também esteve em ação. Os homens chegaram primeiro à Villa Deportiva Regional del Callao, que receberá o vôlei sentado, o goalball e o parataekwondo. A equipe feminina veio em seguida. Vale ressaltar que os dois times subiram ao pódio bo Parapan de Toronto 2015: o masculino ficou com a medalha de ouro, enquanto a equipe feminina foi prata.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Cátia Oliveira é bronze no tênis de mesa e Brasil chega à 20ª medalha em Tóquio

A paulista, que em 2018 conquistou a prata do Mundial Individual de 2018, faturou uma medalha paralímpica pela primeira vez na carreira.

Petrúcio Ferreira é ouro nos 100m T47 com recorde paralímpico

Petrúcio Ferreira confirmou o favoritismo, voou na pista do Estádio de Tóquio e sagrou-se bicampeão paralímpico dos 100m da classe T47

Daniel Dias é bronze e chega a 25ª medalha em Paralimpíadas

Nadador fez grande prova nos 100m livre da classe s5 e ainda tem mais três provas individuais para disputar na Paralimpíada

Gabriel Bandeira conquista o primeiro ouro do Brasil na Paralimpíada de Tóquio

O nadador venceu os 100m borboleta da classe S14, dedicada a atletas com deficiência intelectual