Hashimoto confirma Tóquio apesar de disparada de covid-19 e rejeição

Data:

Tóquio, Japão – A chefe da Olimpíada de Tóquio disse nesta sexta-feira (16) que o Japão está comprometido a realizar Jogos seguros no verão local, ao mesmo tempo em que uma disparada de casos de covid-19 levou a uma ampliação dos controles de contágio e apesar dos novos pedidos para que o evento seja adiado novamente ou cancelado.

O governo expandiu medidas quase emergenciais a dez regiões agora que uma quarta onda de infecções se dissemina, criando mais dúvidas sobre a possibilidade de sediar a Olimpíada na capital daqui a menos de 100 dias.

- Advertisement -

“Não estamos pensando em cancelar a Olimpíada”, disse a presidente da Tóquio-2020, Seiko Hashimoto, falando em nome do comitê organizador. “Continuaremos a fazer o que pudermos para implantar um regime de segurança minucioso que fará as pessoas se sentirem completamente seguras.”

O governo acrescentou Aichi, Kanagawa, Saitama e Chiba às seis outras regiões já sujeitas a controles de contágio, entre eles as cidades de Tóquio e Osaka.

Os principais especialistas de saúde japoneses reconheceram que a pandemia de covid-19 entrou em uma quarta onda.

Os casos diários atingiram um recorde de 1.209 em Osaka nesta sexta-feira (16), impulsionados por uma linhagem virulenta do vírus identificada pela primeira vez no Reino Unido.  Ontem (15) Tóquio registrou 729 infecções novas, o maior número desde o começo de fevereiro, quando a maior parte do país estava em estado de emergência.

Quase dois terços dos japoneses disseram que a Olimpíada deveria ser adiada ou cancelada, mostrou uma pesquisa da Jiji News nesta sexta-feira (16).

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres