‘Variante japonesa’ obriga país a estender quase estado de emergência

Data:

Tóquio, Japão – O Japão pode expandir as medidas de quase estado de emergência para dez regiões, a partir desta sexta-feira (16), para tentar conter os avanços da covid-19 a menos de 100 dias do início da Olimpíada, informou a Reuters nesta sexta.

O ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, disse que o governo considera adicionar Aichi, Kanagawa, Saitama e Chiba a outras seis prefeituras ao decreto que já vigora em Tóquio e Osaka. A decisão deve ser anunciada até o final do dia (horário local).

- Advertisement -

Autoridades médicas japonesas já admitem que o país está entrando em uma quarta onda da doença.

Na quinta-feira (15), Osaka registrou um número recorde de novos casos para um único dia: 1208, impulsionando pela variante britânica (B.1.1.7) e japonesa (E484K). Em Tóquio, as novas infecções aumentaram para 729, o maior número desde o início de fevereiro, quando a maior parte do país estava sob estado de emergência.

O aumento no número de casos da doença tem preocupado médicos e autoridades do governo, que consideram cancelar os Jogos Olímpicos caso a situação da pandemia se torne insustentável no país.

O secretário-geral do Partido Liberal Democrático do Japão – atualmente no poder -, Toshihiro Nikai, afirmou que o cancelamento dos Jogos Olímpicos continua sendo uma opção. De acordo com o político, se as taxas de transmissão por covid-19 continuarem subindo no país e no mundo, o evento será cancelado “sem hesitação”.

O quase estado de emergência permite que os governos locais ordenem que bares e restaurantes reduzam seu horário e imponham multas aos que não cumpram. O estado de emergência total foi declarado duas vezes no Japão durante o curso da pandemia.

Variante E484K

A variante japonesa do coronavírus E484K, que infectou aproximadamente 70% dos pacientes com Covid-19 no hospital de Tóquio no mês passado, segundo informações da TV NHK, pode ser mais resistente às vacinas.

A variante, também chamada de Eek, carrega uma mutação na proteína S do coronavírus, responsável por “facilitar” a entrada do vírus na célula humana e a primeira a ser alvo dos anticorpos produzidos por imunizantes.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres