Tóquio 2020: Eventos-teste de atletismo devem ocorrer em maio no Japão

Data:

Tóquio, Japão – A Associação Japonesa de Federações de Atletismo (JAAF) disse na segunda-feira (25) que os eventos-teste da maratona e atletismo para os Jogos Olímpicos de Tóquio serão realizados em maio. O anúncio ocorre quatro dias após uma reportagem do The Times afirmar que o governo japonês decidiu pelo cancelamento dos Jogos.

A disputa da maratona ocorrerá dia 5 de maio, durante o Hokkaido-Sapporo Marathon Festival, um evento de meia maratona, enquanto as disputados de atletismo devem acontecer dia 9 de maio, no Estádio Nacional de Tóquio.

- Advertisement -

Este último faz parte do World Athletics Continental Tour, mas Mitsugi Ogata, diretor-gerente sênior da JAAF, disse que pode ser difícil convidar atletas estrangeiros em meio à pandemia do coronavírus.

A última etapa de qualificação nacional para os 10 mil metros será realizada no dia 3 de maio na província de Shizuoka. Aqueles para eventos combinados estão programados para 12 e 13 de junho em Nagano, com os eventos restantes em 24-27 de junho em Osaka.

Odori Park, no centro de Sapporo, servirá como local para as disputas da marcha atlética e da maratona. Foto: Getty Images

Em outubro de 2019, o Comitê Olímpico Internacional (COI) transferiu as provas de marcha-atlética e maratona de Tóquio para Sapporo. A decisão ocorreu devido às crescentes preocupações com a temperatura na capital japonesa durante a realização dos jogos.

A JAAF manifestou sua insatisfação com a decisão na época, afirmando que a ação “prejudica os atletas cuja preparação já estava em andamento”.

“É uma decisão equivocada. Fazer uma coisa dessas, a essa altura, é lamentável”, disse o diretor de desenvolvimento da Jaaf, Kazunori Asaba.

“Isso não está de acordo com o mandamento do COI de ‘atletas em primeiro lugar’”.

As disputas da maratona e da marcha atlética serão realizadas em Odori Park, no coração de Sapporo, na província de Hokakido, entre 5 e 8 de agosto.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres