Tóquio 2020: Eventos-teste de atletismo devem ocorrer em maio no Japão

  • Eventos-teste serão realizados em maio
  • As disputas de rua ocorrerão dia 5 em Sapporo
  • As provas de estádio estão agendadas para o dia 9 em Tóquio

Tóquio, Japão – A Associação Japonesa de Federações de Atletismo (JAAF) disse na segunda-feira (25) que os eventos-teste da maratona e atletismo para os Jogos Olímpicos de Tóquio serão realizados em maio. O anúncio ocorre quatro dias após uma reportagem do The Times afirmar que o governo japonês decidiu pelo cancelamento dos Jogos.

A disputa da maratona ocorrerá dia 5 de maio, durante o Hokkaido-Sapporo Marathon Festival, um evento de meia maratona, enquanto as disputados de atletismo devem acontecer dia 9 de maio, no Estádio Nacional de Tóquio.

Este último faz parte do World Athletics Continental Tour, mas Mitsugi Ogata, diretor-gerente sênior da JAAF, disse que pode ser difícil convidar atletas estrangeiros em meio à pandemia do coronavírus.

A última etapa de qualificação nacional para os 10 mil metros será realizada no dia 3 de maio na província de Shizuoka. Aqueles para eventos combinados estão programados para 12 e 13 de junho em Nagano, com os eventos restantes em 24-27 de junho em Osaka.

Odori Park, no centro de Sapporo, servirá como local para as disputas da marcha atlética e da maratona. Foto: Getty Images

Em outubro de 2019, o Comitê Olímpico Internacional (COI) transferiu as provas de marcha-atlética e maratona de Tóquio para Sapporo. A decisão ocorreu devido às crescentes preocupações com a temperatura na capital japonesa durante a realização dos jogos.

A JAAF manifestou sua insatisfação com a decisão na época, afirmando que a ação “prejudica os atletas cuja preparação já estava em andamento”.

“É uma decisão equivocada. Fazer uma coisa dessas, a essa altura, é lamentável”, disse o diretor de desenvolvimento da Jaaf, Kazunori Asaba.

“Isso não está de acordo com o mandamento do COI de ‘atletas em primeiro lugar’”.

As disputas da maratona e da marcha atlética serão realizadas em Odori Park, no coração de Sapporo, na província de Hokakido, entre 5 e 8 de agosto.

Comentários (0)

Leave a Reply

© 2018-2020 Agência Olímpica.

Rolar para cima