Tóquio 2020 confirma todas as instalações para o ano que vem

Tóquio, Japão – Durante a primeira sessão virtual do Comitê Olímpico Internacional (COI), realizada nesta sexta-feira (17), a organização de Tóquio 2020 confirmou que finalizou o cronograma de competições do evento.

Toshirō Mutō, presidente de Tóquio 2020, destacou também que o comitê local vai se reunir com os governos da região para discutir medidas contra o coronavírus.

Apesar dos anúncios darem um fôlego para a organização dos Jogos, o presidente da Comissão de Coordenação do COI, John Coates, admitiu que incertezas ainda pairam sobre a realização da competição.

“Não sabemos o que está por vir. Não sabemos qual será o estado do Covid-19 dentro de um ano, mas precisamos nos preparar para isso agora”, afirmou Coates.

Ainda de acordo com a organização, todas as instalações que seriam usadas em 2020 estão confirmadas para o ano que vem. Até o mês passado, ainda havia duas pendências: a vila dos atletas, que após negociações os empreiteiros aceitaram adiar a entrega, e o centro de imprensa, a Tóquio Big Sight, que também já é uma questão resolvida.

Mutō também confirmou que a programação dos Jogos vai continuar sendo a mesma. As primeiras disputas serão realizadas dois dias antes da cerimônia de abertura, com o softbol.

Coates, por sua vez, disse que o conselho se reunirá em breve para debater todos os cenários possíveis para o evento.

O aumento dos casos da Covid-19 em Tóquio nas últimas semanas e a perspectiva de não haver vacina até a realização dos Jogos ainda preocupam o COI e Tóquio 2020. O que se sabe até agora é que as medidas de combate à doença vão desde testes no início do ano que vem a limitação do público durante as competições.

Na última terça-feira (14), cientistas japoneses afirmaram que a realização dos Jogos poderia dar início a um novo surto de coronavírus no mundo.

 

Recentes