Realização dos Jogos Olímpicos pode dar início a um novo surto de Covid-19, dizem especialistas

Data:

Tóquio, Japão – A um ano do início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, cientistas afirmam que a realização dos eventos pode dar início a um novo surto da pandemia. A informação pode ser um balde de água fria nos planos dos mais otimistas.

Na visão de alguns médicos, até o ano que vem poucas pessoas terão anticorpos contra o coronavírus e as vacinas ainda não estarão totalmente acessíveis.

- Advertisement -

Tanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) quanto os governos da cidade e do estado de Tóquio estão empenhados em tentar evitar ao máximo que a pandemia comprometa ainda mais os Jogos.

Apesar do aumento do número de casos da Covid-19 em Tóquio, o Japão tem mantido a pandemia sobre controle nos últimos meses. Mesmo assim, a situação preocupa a comunidade médica sobre o que pode acontecer durante os jogos.

A agência de notícias Reuters entrevistou alguns especialistas em doenças infecciosas que chegaram a uma conclusão: as Olimpíadas aumentariam os riscos de um novo surto.

De acordo com Daiichi Morii, médico da equipe de controle de infecções do Hospital Universitário de Osaka, não há dúvidas de que a infecção vai aumentar com o avanço das Olimpíadas.

“O vírus mal está sob controle, pois estamos interrompendo a entrada de pessoas do exterior. Em eventos como as Olimpíadas, o vírus entrará com certeza e o número de infecções aumentará inevitavelmente”, destacou Morii.

O próprio sucesso do Japão em conter a pandemia é um dos motivos que preocupa especialistas. Isso porque uma pesquisa mostrou que apenas 0.1% dos moradores de Tóquio têm anticorpos contra o coronavírus. Sendo assim, para Katsunori Yanagihara, professor da Escola de Medicina Tropical e Saúde Global da Universidade de Nagasaki, há poucos infectados e, portanto, grande parte parte da população ainda está suscetível ao vírus.

Diante desse cenário, ter anticorpos é essencial caso haja uma nova infecção e enquanto não há uma vacina. Atualmente, cerca de 100 vacinas estão sendo testadas, mas na visão dos especialistas mesmo que haja uma, não haverá tempo hábil para a produção em massa em um evento que reunirá pessoas de, pelo menos, 200 países.

Na segunda-feira passada (6), o presidente de Tóquio 2020, Yoshiro Mori, conversou com a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, sobre o plano de formar uma força-tarefa para discutir os procedimentos de segurança que serão adotados durante o vento.

- Advertisement -
Ronaldo Palheta
Ronaldo Palheta
Jornalista formado pela UFPA com experiência em assessoria de comunicação e que está se aventurando no universo esportivo.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres