Olimpíadas de 2021 devem ser símbolo de superação da Covid-19, diz governadora de Tóquio

Tóquio, Japão – Yuriko Koike, governadora de Tóquio, disse em entrevista à Reuters nessa segunda-feira (13) que as Olimpíadas do ano que vem devem ser um símbolo da luta contra o coronavírus e de superação da pandemia.

Atualmente, o Japão conta com mais de 20 mil casos da Covid-19 e ao longo dos últimos meses vem controlando a pandemia. No entanto, no últimos dias têm aumentado o número de casos em Tóquio, o que preocupa é possibilidade de um novo surto.

Em março, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou o adiamento dos Jogos para o ano que vem. A governadora Koike tem buscado o apoio da opinião pública para a realização do evento. Recentemente, uma pesquisa apontou que quase 80% dos japoneses acham que os Jogos Olímpicos não devem ser realizados em 2021.

“Quero recebê-los como um símbolo do mundo se unindo para superar essa situação difícil e de vínculos fortalecidos entre a humanidade” disse a governadora em entrevista à agência.

Com uma carreira política que divide especialistas em relação às suas pretensões futuras, Koike, por outro lado, foi bastante elogiada por sua atuação no combate à pandemia. Em muitas ocasiões, a governadora contrariou o próprio primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, que teve uma política considerada desajeitada sobre a crise.

Muitos já especulam que num futuro próximo ela pode vir a ser a primeira mulher primeira-ministra do país. Apesar disso, ela tenta desconversar.

“Estou feliz que as pessoas tenham esperanças em mim, mas recebi apoio para um segundo mandato como governadora”, disse. “Quero proteger a vida e a saúde do povo de Tóquio, abordando a questão imediata das políticas para o coronavírus. Essa é a minha maior missão”, concluiu.

A crescente no número de casos da Covid-19 em Tóquio acontece em meio à tentativa do governo Abe de promover o turismo doméstico, o que causa preocupação pela possibilidade de espalhar o vírus pelo restante do país.

Yuriko Koike entende que é necessário conter o vírus e assim reviver a economia.

“A situação difícil continua, mas, dando uma respostas efetiva em Tóquio, quero avançar tanto na prevenção de infecções quanto na atividade social e econômica”, disse a governadora.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

Artigos relacionados