Olimpíadas de 2021 devem ser símbolo de superação da Covid-19, diz governadora de Tóquio

Data:

Tóquio, Japão – Yuriko Koike, governadora de Tóquio, disse em entrevista à Reuters nessa segunda-feira (13) que as Olimpíadas do ano que vem devem ser um símbolo da luta contra o coronavírus e de superação da pandemia.

Atualmente, o Japão conta com mais de 20 mil casos da Covid-19 e ao longo dos últimos meses vem controlando a pandemia. No entanto, no últimos dias têm aumentado o número de casos em Tóquio, o que preocupa é possibilidade de um novo surto.

- Advertisement -

Em março, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou o adiamento dos Jogos para o ano que vem. A governadora Koike tem buscado o apoio da opinião pública para a realização do evento. Recentemente, uma pesquisa apontou que quase 80% dos japoneses acham que os Jogos Olímpicos não devem ser realizados em 2021.

“Quero recebê-los como um símbolo do mundo se unindo para superar essa situação difícil e de vínculos fortalecidos entre a humanidade” disse a governadora em entrevista à agência.

Com uma carreira política que divide especialistas em relação às suas pretensões futuras, Koike, por outro lado, foi bastante elogiada por sua atuação no combate à pandemia. Em muitas ocasiões, a governadora contrariou o próprio primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, que teve uma política considerada desajeitada sobre a crise.

Muitos já especulam que num futuro próximo ela pode vir a ser a primeira mulher primeira-ministra do país. Apesar disso, ela tenta desconversar.

“Estou feliz que as pessoas tenham esperanças em mim, mas recebi apoio para um segundo mandato como governadora”, disse. “Quero proteger a vida e a saúde do povo de Tóquio, abordando a questão imediata das políticas para o coronavírus. Essa é a minha maior missão”, concluiu.

A crescente no número de casos da Covid-19 em Tóquio acontece em meio à tentativa do governo Abe de promover o turismo doméstico, o que causa preocupação pela possibilidade de espalhar o vírus pelo restante do país.

Yuriko Koike entende que é necessário conter o vírus e assim reviver a economia.

“A situação difícil continua, mas, dando uma respostas efetiva em Tóquio, quero avançar tanto na prevenção de infecções quanto na atividade social e econômica”, disse a governadora.

- Advertisement -
Ronaldo Palheta
Ronaldo Palheta
Jornalista formado pela UFPA com experiência em assessoria de comunicação e que está se aventurando no universo esportivo.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres