Ultimate magazine theme for WordPress.

Para Shinzo Abe, premiê do Japão, Tóquio 2020 marcará “uma nova era” no país

O premiê disse que os Jogos deste ano terão um forte efeito sobre uma nação que "esteve adormecida após um longo período de estagnação econômica"

Tóquio, Japão – O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, usou seu discurso anual na legislatura do país, no último domingo (20), para expressar todo seu entusiasmo com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que começam oficialmente em 24 de julho.

Abe comparou Tóquio 2020 com a Olimpíada de 1964, também em Tóquio, que marcou o ressurgimento do país no cenário mundial após a devastação da Segunda Guerra Mundial. O premiê disse que os Jogos deste ano terão um efeito semelhante sobre uma nação que “esteve adormecida após um longo período de estagnação econômica”.

“Isso reunirá todo o povo do Japão para avançar juntos em uma nova era”.

O japonês de 65 anos, e peça fundamental na campanha que levou os Jogos ao Japão, destacou também a importância histórica da Olimpíada de 1964.

“Foi a primeira Olimpíada transmitida ao vivo. Com o mundo inteiro assistindo, o corredor final entrou no Estádio Nacional com a tocha olímpica na mão”, disse Abe.

“Era um jovem de 19 anos de Hiroshima, nascido no dia em que a bomba atômica caiu, e sua corrida mostrou que a nossa nação havia se recuperado completamente dos bombardeios e, cheia de confiança e orgulho, proclamava ao mundo que o Japão estava embarcando em uma era de rápido crescimento”.

Shinzo Abe, premiê do Japão, destaca a importância da Olimpíada de Tóquio 2020
Yoshinori Sakai, último corredor no revezamento da tocha olímpica de 1964. Foto: © The Asahi Shimbun/Getty Images

Com um discurso marcado pelo entusiasmo e a irreverência, Abe referenciou a Olimpíada e Paralimpíada de 2020 mais de 12 vezes.

O primeiro-ministro também falou sobre a importância dos eventos na reconstrução de áreas afetadas pelo tsunami de 2011. Entre as ações mais notáveis, está o início do revezamento da tocha olímpica em solo nacional, que começará no complexo esportivo J-Village, em Fukushima, a 20 km da usina nuclear atingida pelo tsunami.

“Este lugar, que foi o centro de operações para responder a Fukushima, agora está se tornando uma meca do futebol para nossa nação, transbordando de rostos sorridentes de crianças”, disse ele.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 estão programados para ocorrer entre 24 de julho e 9 de agosto, seguidos pelos Jogos Paralímpicos, entre 25 de agosto e 9 de setembro.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar usando este site, você concorda com a utilização de cookies. AceitarLeia mais