Tóquio 2020: mais uma região de Fukushima é incluída no percurso da tocha olímpica

Data:

Tóquio, Japão – O revezamento da tocha olímpica de Tóquio 2020 deve passar pela torre de Futaba, no distrito homônimo, que abriga um dos reatores desativados da Usina de Fukushima, atingida por um tsunami em 2011. A informação foi divulgada pela agência japonesa Kyodo News neste sábado (18).

A torre de Okuma, que também abrigava um dos reatores da usina, já havia sido incluída no percurso da tocha. A prefeitura de Fukushima quer mostrar ao mundo sua reconstrução após o pior acidente nuclear desde Cherbonyl em 1986.

- Advertisement -

Em julho de 2018, os organizadores anunciaram que Fukushima seria o ponto de partida do revezamento da tocha no país. No primeiro semestre do ano passado, Yoshiro Mori, presidente do comitê organizador local, revelou que o revezamento começaria no centro de treinamento de futebol J-Village, a 20 km da usina.

Centro de treinamento de futebol J-Village, em Fukushima, ponto de partida do revezamento da tocha olímpica. Foto: © Kyodo News

A tocha olímpica chegará ao Japão em 20 de março e a chama será levada ao Parque Memorial de Recuperação de Tsunami de Ishinomaki Minamihama, em Ishinomaki, na província de Miyagi.

Depois, viajará de trem pelas prefeituras de Miyagi e Iwate antes de seguir para Fukushima. As três prefeituras foram as mais atingidas pelo poderoso terremoto e tsunami em 11 de março de 2011.

A etapa do revezamento no Japão começará em 26 de março, duas semanas após a cerimônia de acendimento da chama na Grécia, e levará a tocha pelas 47 prefeituras do país durante um período de 121 dias.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 estão programados para ocorrer entre 24 de julho e 9 de agosto, seguidos pelos Jogos Paralímpicos, entre 25 de agosto e 9 de setembro.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres