Ultimate magazine theme for WordPress.

Tóquio 2020: mais uma região de Fukushima é incluída no percurso da tocha olímpica

A prefeitura de Fukushima quer mostrar ao mundo sua reconstrução após o pior acidente nuclear desde Cherbonyl em 1986

Tóquio, Japão – O revezamento da tocha olímpica de Tóquio 2020 deve passar pela torre de Futaba, no distrito homônimo, que abriga um dos reatores desativados da Usina de Fukushima, atingida por um tsunami em 2011. A informação foi divulgada pela agência japonesa Kyodo News neste sábado (18).

A torre de Okuma, que também abrigava um dos reatores da usina, já havia sido incluída no percurso da tocha. A prefeitura de Fukushima quer mostrar ao mundo sua reconstrução após o pior acidente nuclear desde Cherbonyl em 1986.

Em julho de 2018, os organizadores anunciaram que Fukushima seria o ponto de partida do revezamento da tocha no país. No primeiro semestre do ano passado, Yoshiro Mori, presidente do comitê organizador local, revelou que o revezamento começaria no centro de treinamento de futebol J-Village, a 20 km da usina.

Centro de treinamento de futebol J-Village, em Fukushima, ponto de partida do revezamento da tocha olímpica. Foto: © Kyodo News

A tocha olímpica chegará ao Japão em 20 de março e a chama será levada ao Parque Memorial de Recuperação de Tsunami de Ishinomaki Minamihama, em Ishinomaki, na província de Miyagi.

Depois, viajará de trem pelas prefeituras de Miyagi e Iwate antes de seguir para Fukushima. As três prefeituras foram as mais atingidas pelo poderoso terremoto e tsunami em 11 de março de 2011.

A etapa do revezamento no Japão começará em 26 de março, duas semanas após a cerimônia de acendimento da chama na Grécia, e levará a tocha pelas 47 prefeituras do país durante um período de 121 dias.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 estão programados para ocorrer entre 24 de julho e 9 de agosto, seguidos pelos Jogos Paralímpicos, entre 25 de agosto e 9 de setembro.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar usando este site, você concorda com a utilização de cookies. AceitarLeia mais