COI atesta sustentabilidade do projeto Estocolmo-Åre 2026

Data:

Comitê de Avaliação do COI elogiou as construções propostas para a Olimpíada de 2026 na Suécia

Depois de uma visita de cinco dias às cidades de Estocolmo, Åre e Falun, o Comitê de Avaliação (CA) do Comitê Olímpico Internacional (COI) declarou que a candidatura sueca para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2026 cumpre com a Agenda Olímpica 2020.

A Comissão esteve na Suécia entre 12 e 16 de março para visitar os locais das competições de 2026, caso a licitação sueca vença a disputa contra a proposta italiana de Milão-Cortina.

- Advertisement -

Octavian Morariu, presidente do CA, disse: “A Suécia é um país líder em sustentabilidade e está empenhada em alcançar metas globais e inovar neste campo. Este é o espírito do Movimento Olímpico. Estamos muito satisfeitos com o que vimos”.

O Chefe do Executivo do Comitê Organizador de Estocolmo-Åre, Richard Brisius, declarou: “Este país ama esportes de inverno. Nós temos construções e capacidades organizacionais. Nossa visão concentra-se em sustentabilidade, saúde pública e construções que não servirão apenas para as Olimpíadas de 2026“.

Durante a semana, a Comissão ouviu declarações da Ministra da Cultura e Desportos da Suécia, Amanda Linda; os prefeitos de Estocolmo e Åre, Anna König Jerlmyr e Daniel Danielsson; a Secretária de Educação e Ciência da Letônia, Liga Lejina;

Morariu acrescentou: “Ouvimos, inclusive das autoridades públicas, que ainda há trabalho a ser feito para definir melhor os papéis e responsabilidades das diferentes partes interessadas. Estamos felizes em ver um apoio público cada vez maior.”

Como parte do seu trabalho com as cidades candidatas, a Comissão de Avaliação reunirá todas as informações recolhidas para produzir um relatório que reflita com precisão a realidade das cidades visitadas. Isso fornecerá uma base objetiva para os membros do COI tomarem suas decisões na eleição da cidade-sede de 24 de junho, durante a sessão do COI em Lausanne, Suíça.

A Comissão estará em Milão-Cortina de 2 a 6 de abril.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Los Angeles 2028 propõe esportes ‘esquecidos’ do programa olímpico há mais de um século

Proposta ainda vai ser votada pelo Comitê Olímpico Internacional

Rayssa Leal e Richarlison doam itens históricos ao COI

Objetos ficarão expostos no Museu Olímpico, em Lausane, Suíça

Paris 2024: Brasil tem 22 vagas confirmadas nas Olimpíadas

Faltam pouco mais de um ano para as Olimpíadas...

Apesar de denúncias e protestos, China e COI reforçam compromisso com Pequim 2022

O governo chinês se comprometeu em entregar os Jogos Olímpicos de acordo com o cronograma, apesar das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus