Ultimate magazine theme for WordPress.

Londres quer sediar as Olimpíadas de 2036

Londres pode tornar-se a primeira cidade a realizar uma Olimpíada quatro vezes

Discussões preliminares para uma potencial candidatura de Londres foram confirmadas pelo tabloide Evening Standard, através da UK Sport, entidade do governo responsável pela gestão do esporte olímpico e paralímpico de alto rendimento da Grã-Bretanha.

Qualquer proposta para hospedar as Olimpíadas deve partir da Associação Olímpica Britânica, mas, aparentemente, as discussões ainda não atingiram esse estágio.



A diretora executiva da UK Sport, Liz Nicholl, disse ao tabloide: “Temos ótimas instalações e seria ótimo usá-las novamente. Ainda é cedo, mas não vejo motivos para não lançarmos a candidatura”.

O desejo de sediar o evento apenas seis 6 edições após a última em solo britânico é parte de um plano ainda maior: o topo no quadro de medalhas. Após o segundo lugar na Rio 2016, atrás dos Estados Unidos, a Grã-Bretanha sonha em terminar uma olimpíada como a líder de conquistas olímpicas.

Para alcançar esse objetivo, a UK Sport afirmou que isso equivaleria a um investimento de £ 1 bilhão (aproximadamente 5 bilhões de reais) para seus atletas por ciclo olímpico após as Olimpíadas do ano que vem. Não há indícios de que o Governo esteja disposto a disponibilizar esse dinheiro.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) procura cidades que tenham propostas viáveis e com custos baixos para realização da competição, garantindo assim a sustentabilidade e econômia do evento.

As Olimpíadas e Paraolimpíadas de Londres 2012 custaram 8,77 bilhões de libras, enquanto o atual projeto de Tóquio 2020 está se aproximando de 20 bilhões. Com grande parte da infraestrutura existente há sete anos, Londres 2036 teria despesas reduzidas.

O COI insiste que a cidade não teria desvantagem por ter sediado recentemente uma Olimpíada: “Não razão para Londres não se candidatar. Houve Los Angeles 1984 e novamente 2018. Pequim 2008 e agora 2022. Ficamos felizes quando cidades como Londres, com grande legado olímpico, participam dos Jogos. Tenho certeza que os londrinos gostariam disso”.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar usando este site, você concorda com a utilização de cookies. AceitarLeia mais