Após Copa do Mundo, Catar quer organizar Jogos Olímpicos

Data:

Doha, Catar – Um dos países mais ricos do mundo, o Catar manifestou interesse em sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032. Além dele, Austrália, Índia, Indonésia e Alemanha também já declararam interesse para receber o maior evento esportivo do mundo.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, afirmou em entrevista à uma rede de TV catari que está feliz com o grande interesse que os Jogos de 2032 estão provocando em Comitês Olímpicos ao redor do mundo.

- Advertisement -

“Iniciamos um diálogo entre os Comitês Olímpicos Nacionais interessados ​​e uma comissão especial no COI. Naturalmente, damos as boas-vindas ao Catar para participar desse diálogo.”

O interesse do país surge depois de alguns anos envolvido em muitas controvérsias. Em 2010, o Catar foi escolhido para receber a Copa do Mundo Fifa de 2022, apesar das acusações de suborno e corrupção. As mesmas acusações recaíram sobre o Mundial de atletismo realizado na capital do país em 2019.

Entre as principais críticas ao Catar, segundo opositores, é o uso desses eventos para melhorar a imagem do país diante de denúncias de violação dos direitos humanos. O emirado é uma monarquia absoluta governado pela mesma família desde o século XIX.

Por outro lado, o país também sofreu críticas pelas condições de trabalho de migrantes nas obras da Copa do Mundo.

O país também pretende sediar a Copa da Ásia de 2027 e vai disputar com a Arábia Saudita a realização dos Jogos Asiáticos de 2030 – nesse último caso, os países estão envolvidos em uma crise diplomática desde 2017 e, pelo visto, pretendem disputar também qual país cerceia mais os direitos humanos; a Arábia Saudita também é uma monarquia absoluta.

Após saber do entrave, a Anistia Internacional pediu ao Conselho Olímpico da Ásia que as propostas sejam bem avaliadas e todos os riscos potenciais identificados.

O Conselho informou que os Jogos têm como missão promover e defender os direitos humanos nos países-sede.

Ronaldo Palheta
Ronaldo Palheta
Jornalista formado pela UFPA com experiência em assessoria de comunicação e que está se aventurando no universo esportivo.

Share post:

Subscribe

Recentes

Leia também
Relacionados

Los Angeles 2028 propõe esportes ‘esquecidos’ do programa olímpico há mais de um século

Proposta ainda vai ser votada pelo Comitê Olímpico Internacional

Rayssa Leal e Richarlison doam itens históricos ao COI

Objetos ficarão expostos no Museu Olímpico, em Lausane, Suíça

Paris 2024: Brasil tem 22 vagas confirmadas nas Olimpíadas

Faltam pouco mais de um ano para as Olimpíadas...

Apesar de denúncias e protestos, China e COI reforçam compromisso com Pequim 2022

O governo chinês se comprometeu em entregar os Jogos Olímpicos de acordo com o cronograma, apesar das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus