Após Copa do Mundo, Catar quer organizar Jogos Olímpicos

Data:

Doha, Catar – Um dos países mais ricos do mundo, o Catar manifestou interesse em sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032. Além dele, Austrália, Índia, Indonésia e Alemanha também já declararam interesse para receber o maior evento esportivo do mundo.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, afirmou em entrevista à uma rede de TV catari que está feliz com o grande interesse que os Jogos de 2032 estão provocando em Comitês Olímpicos ao redor do mundo.

- Advertisement -

“Iniciamos um diálogo entre os Comitês Olímpicos Nacionais interessados ​​e uma comissão especial no COI. Naturalmente, damos as boas-vindas ao Catar para participar desse diálogo.”

O interesse do país surge depois de alguns anos envolvido em muitas controvérsias. Em 2010, o Catar foi escolhido para receber a Copa do Mundo Fifa de 2022, apesar das acusações de suborno e corrupção. As mesmas acusações recaíram sobre o Mundial de atletismo realizado na capital do país em 2019.

Entre as principais críticas ao Catar, segundo opositores, é o uso desses eventos para melhorar a imagem do país diante de denúncias de violação dos direitos humanos. O emirado é uma monarquia absoluta governado pela mesma família desde o século XIX.

Por outro lado, o país também sofreu críticas pelas condições de trabalho de migrantes nas obras da Copa do Mundo.

O país também pretende sediar a Copa da Ásia de 2027 e vai disputar com a Arábia Saudita a realização dos Jogos Asiáticos de 2030 – nesse último caso, os países estão envolvidos em uma crise diplomática desde 2017 e, pelo visto, pretendem disputar também qual país cerceia mais os direitos humanos; a Arábia Saudita também é uma monarquia absoluta.

Após saber do entrave, a Anistia Internacional pediu ao Conselho Olímpico da Ásia que as propostas sejam bem avaliadas e todos os riscos potenciais identificados.

O Conselho informou que os Jogos têm como missão promover e defender os direitos humanos nos países-sede.

- Advertisement -
Ronaldo Palheta
Ronaldo Palheta
Jornalista formado pela UFPA com experiência em assessoria de comunicação e que está se aventurando no universo esportivo.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Los Angeles 2028 propõe esportes ‘esquecidos’ do programa olímpico há mais de um século

Proposta ainda vai ser votada pelo Comitê Olímpico Internacional

Rayssa Leal e Richarlison doam itens históricos ao COI

Objetos ficarão expostos no Museu Olímpico, em Lausane, Suíça

Paris 2024: Brasil tem 22 vagas confirmadas nas Olimpíadas

Faltam pouco mais de um ano para as Olimpíadas...

Apesar de denúncias e protestos, China e COI reforçam compromisso com Pequim 2022

O governo chinês se comprometeu em entregar os Jogos Olímpicos de acordo com o cronograma, apesar das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus