Manifesto que reviveu os Jogos Olímpicos é leiloado por R$ 35 milhões

Data:

Lausanne, Suíça – O manifesto que foi escrito no final do século XIX pelo barão Pierre de Coubertin, considerado o pai do olimpismo moderno, foi arrematado nesta quarta-feira 18 por 8,8 milhões de dólares (cerca de 35,7 milhões de reais), um recorde para um objeto ligado ao esporte, informou a casa de leilões Sotheby’s.

Escrito à mão em 1892 e com 14 páginas, o texto de Coubertin, um aristocrata francês entusiasta do esporte, foi vendido por um valor quase nove vezes maior que a estimativa inicial de 1 milhão de dólares, após 12 minutos de um intenso leilão em Nova York, segundo a Sotheby’s.

- Advertisement -

O manuscrito é a única cópia conhecida de um discurso que Coubertin proferiu em Paris em 1892. Dois anos depois, o aristocrata fundou o Comitê Olímpico Internacional e os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna foram realizados, em Atenas em 1896. A identidade do comprador não foi revelada.

Um suéter usado pela lenda do beisebol Babe Ruth detinha o recorde anterior de item ligado à história do esporte: foi vendido por 5,6 milhões de dólares em junho, segundo a casa de leilões.

Para os artefatos olímpicos, o recorde pertencia a uma das medalha de ouro conquistada por Jesse Owens nas Olimpíadas de 1936, que foi vendida por U$ 1,466,574 (R$ 6,073 milhões).

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Los Angeles 2028 propõe esportes ‘esquecidos’ do programa olímpico há mais de um século

Proposta ainda vai ser votada pelo Comitê Olímpico Internacional

Rayssa Leal e Richarlison doam itens históricos ao COI

Objetos ficarão expostos no Museu Olímpico, em Lausane, Suíça

Paris 2024: Brasil tem 22 vagas confirmadas nas Olimpíadas

Faltam pouco mais de um ano para as Olimpíadas...

Apesar de denúncias e protestos, China e COI reforçam compromisso com Pequim 2022

O governo chinês se comprometeu em entregar os Jogos Olímpicos de acordo com o cronograma, apesar das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus