COI vai garantir qualidade da comida que será servida em Tóquio 2020

Data:

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, se comprometeu com o governo japonês a notificar os participantes das Olimpíadas de Tóquio sobre a qualidade da comida que será servida durante o evento. A medida é uma tentativa de tranquilizar os que acreditam na baixa qualidade dos alimentos japoneses.

O compromisso foi firmado durante encontro entre o dirigente do COI e o primeiro ministro do Japão, Shinzō Abe, na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, nesta terça-feira (24), em Nova Iorque, Estados Unidos.

- Advertisement -

Uma equipe conjunta da Agência Internacional de Energia Atômica e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura afirmou em junho do ano passado que as inspeções de substâncias radioativas e o gerenciamento de distribuição de alimentos do Japão eram adequadas.

No entanto, isso não foi suficiente para convencer a Coreia do Sul, que enviou uma carta ao COI expressando sérias preocupações sobre o assunto.

O litígio entre o Japão e a Coreia do Sul é resultado de ações econômicas e geopolíticas adotadas pelos dois países.

O caso mais recente diz respeito ao percurso da tocha olímpica no país-sede. O Japão incluiu algumas áreas de disputa territorial no itinerário da chama. No site oficial dos Jogos, o mapa mostra as Rochas Liancourt, que são governadas pela Coreia do Sul, mas reivindicadas pelo Japão.

Antes, o país peninsular já havia solicitado que a bandeira do sol nascente fosse banida dos locais de competições das Olimpíadas. Eles alegam ser um símbolo do passado imperial do Japão. A Coreia foi anexada pelo Japão e permaneceu uma parte do Império Japonês até o final da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945.

Tóquio 2020

Os Jogos Olímpicos de Tóquio serão realizados entre os dias 24 de julho e 9 de agosto de 2020. São esperados mais de 12.750 atletas, de 206 países, que disputarão 306 eventos de medalhas.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Los Angeles 2028 propõe esportes ‘esquecidos’ do programa olímpico há mais de um século

Proposta ainda vai ser votada pelo Comitê Olímpico Internacional

Rayssa Leal e Richarlison doam itens históricos ao COI

Objetos ficarão expostos no Museu Olímpico, em Lausane, Suíça

Paris 2024: Brasil tem 22 vagas confirmadas nas Olimpíadas

Faltam pouco mais de um ano para as Olimpíadas...

Apesar de denúncias e protestos, China e COI reforçam compromisso com Pequim 2022

O governo chinês se comprometeu em entregar os Jogos Olímpicos de acordo com o cronograma, apesar das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus