Adelaide desiste dos Jogos da Commonwealth de 2026

Adelaide desiste dos Jogos da Commonwealth de 2026

Preocupado com o orçamento e com o baixo retorno financeiro, o governo do Sul da Austrália decidiu cancelar a proposta que havia feito para hospedar os Jogos da Commonwealth em sua capital, Adelaide, em 2026.

Segundo o estudo de viabilidade feito em março deste ano, o evento custaria $ 3,5 bilhões de dólares australianos (R$ 6,5 bi), enquanto que o benefício econômico projetado seria em torno de apenas Aus $ 1,2 bi (R$ 3,39).

O ministro de Recreação e Esportes da Austrália, Corey Wingard, disse que, embora tenham cancelado a licitação para o evento, “embarcamos em um plano estadual de infraestrutura esportiva, que garantirá melhores instalações para atrair grandes eventos esportivos no futuro.”

“Infelizmente, o custo para trazer os Jogos ao Sul da Austrália é alto para o contribuinte, mas continuaremos abertos à potenciais propostas para 2030 e 2034 à medida que o plano avança”, completou o ministro.

Adelaide é a nona cidade a desistir disputar o direito de sediar os XXIII Jogos da Comunidade Britânica. Anteriormente, Sydney e Perth, também na Austrália, haviam abandonado o processo eletivo. Todos os desistentes alegam altos custos orçamentários.

A eleição da cidade-sede será feita ano que vem, durante assembleia geral da Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF), ainda sem data definida. Até o momento, apenas Shah Alam, na Malásia, e Port Moresby, em Papua-Nova Guiné, seguem na briga.

Commonwealth Games

Os Jogos da Commonwealth são uma competição multi-nacional e multi-desportiva. Realizada a cada quatro anos, reúne a elite dos atletas da Comunidade das Nações Britânicas. Ano passado, a competição aconteceu em Gold Coast, Austrália, e a próxima edição está confirmada para os dias 27 de julho a 7 de agosto de 2022 em Birmingham, Inglaterra.

Comentários (0)

Leave a Reply

© 2018-2020 Agência Olímpica.

Rolar para cima