Adelaide desiste dos Jogos da Commonwealth de 2026

Data:

Preocupado com o orçamento e com o baixo retorno financeiro, o governo do Sul da Austrália decidiu cancelar a proposta que havia feito para hospedar os Jogos da Commonwealth em sua capital, Adelaide, em 2026.

Segundo o estudo de viabilidade feito em março deste ano, o evento custaria $ 3,5 bilhões de dólares australianos (R$ 6,5 bi), enquanto que o benefício econômico projetado seria em torno de apenas Aus $ 1,2 bi (R$ 3,39).

- Advertisement -

O ministro de Recreação e Esportes da Austrália, Corey Wingard, disse que, embora tenham cancelado a licitação para o evento, “embarcamos em um plano estadual de infraestrutura esportiva, que garantirá melhores instalações para atrair grandes eventos esportivos no futuro.”

“Infelizmente, o custo para trazer os Jogos ao Sul da Austrália é alto para o contribuinte, mas continuaremos abertos à potenciais propostas para 2030 e 2034 à medida que o plano avança”, completou o ministro.

Adelaide é a nona cidade a desistir disputar o direito de sediar os XXIII Jogos da Comunidade Britânica. Anteriormente, Sydney e Perth, também na Austrália, haviam abandonado o processo eletivo. Todos os desistentes alegam altos custos orçamentários.

A eleição da cidade-sede será feita ano que vem, durante assembleia geral da Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF), ainda sem data definida. Até o momento, apenas Shah Alam, na Malásia, e Port Moresby, em Papua-Nova Guiné, seguem na briga.

Commonwealth Games

Os Jogos da Commonwealth são uma competição multi-nacional e multi-desportiva. Realizada a cada quatro anos, reúne a elite dos atletas da Comunidade das Nações Britânicas. Ano passado, a competição aconteceu em Gold Coast, Austrália, e a próxima edição está confirmada para os dias 27 de julho a 7 de agosto de 2022 em Birmingham, Inglaterra.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Los Angeles 2028 propõe esportes ‘esquecidos’ do programa olímpico há mais de um século

Proposta ainda vai ser votada pelo Comitê Olímpico Internacional

Rayssa Leal e Richarlison doam itens históricos ao COI

Objetos ficarão expostos no Museu Olímpico, em Lausane, Suíça

Paris 2024: Brasil tem 22 vagas confirmadas nas Olimpíadas

Faltam pouco mais de um ano para as Olimpíadas...

Apesar de denúncias e protestos, China e COI reforçam compromisso com Pequim 2022

O governo chinês se comprometeu em entregar os Jogos Olímpicos de acordo com o cronograma, apesar das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus