COI cita ‘benefícios criados’ pela Rio 2016 três anos após o evento

Data:

Três anos após a abertura oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Internacional (COI) publicou uma matéria em seu site listando os “benefícios criados” pela competição, “apesar da crise econômica, política e social que o Brasil vive.”

No texto, o órgão enumera as funções e os eventos realizados nas instalações após a Rio 2016. A Arena Carioca 2, que sediou o judô, hoje é sede da Confederação Brasileira de Luta (CBW) e do Instituto Reação – ONG criada em 2003 pelo medalhista olímpico Flávio Canto para promover o esporte.

- Advertisement -

A Arena Carioca 3, dentro do Parque Olímpico, que recebeu as competições de taekwondo e esgrima, hoje é utilizada pelas federações brasileira de badminton, ginástica, luta e boxe, além das confederações brasileiras de tênis de mesa, judô e futsal, para treinos de atletas profissionais e amadores.

Ao final da matéria, o Comitê Olímpico faz um contraponto e cita “desafios enfrentados” em algumas construções, como o Centro Olímpico de BMX e o Centro de Hóquei Sobre Grama, no Complexo Esportivo de Deodoro.

“A desafiadora situação econômica e política no Brasil admitiu adiar o progresso mais do que se esperava em algumas áreas, como a Vila Olímpica. No entanto, sediar os Jogos Olímpicos no Rio proporcionou uma série de pontos positivos de progresso, como melhorias na infraestrutura e a criação direta ou indireta de milhares de empregos em uma situação difícil.”

O texto completo, em inglês, está disponível aqui.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Los Angeles 2028 propõe esportes ‘esquecidos’ do programa olímpico há mais de um século

Proposta ainda vai ser votada pelo Comitê Olímpico Internacional

Rayssa Leal e Richarlison doam itens históricos ao COI

Objetos ficarão expostos no Museu Olímpico, em Lausane, Suíça

Paris 2024: Brasil tem 22 vagas confirmadas nas Olimpíadas

Faltam pouco mais de um ano para as Olimpíadas...

Apesar de denúncias e protestos, China e COI reforçam compromisso com Pequim 2022

O governo chinês se comprometeu em entregar os Jogos Olímpicos de acordo com o cronograma, apesar das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus