Campeão olímpico, nadador John Konrads morre aos 78 anos

Data:

Melbourne, Austrália – O ex-nadador australian John Konrads, que estabeleceu 26 recordes mundiais e foi campeão olímpico dos 1500 m nado livre nos Jogos Olímpicos de Roma 1960, morreu na segunda-feira (26) aos 78 anos, informou a Federação de Natação da Austrália.

O presidente da entidade, Kieren Perkins, bicampeão olímpico dos 1500m, descreveu Konrads como “uma figura esportiva inspiradora”.

- Advertisement -

“A história de John é bastante surpreendente. É uma história de resiliência e perseverança. Nos anos 50 e 60, dominou a natação australiana e alcançou feitos sensacionais nas provas de estilo livre e grandes distâncias”, disse.

Aos 14 anos, Konrads foi reserva da equipa olímpica de natação australiana nos Jogos Olímpicos Melbourne1956, e quatro anos depois, em Roma, conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze.

Nascido em Riga, na Letónia, em 21 de maio de 1942, Konrads emigrou jovem para a Austrália, depois de ter vivido na Alemanha até 1949.

Konrads começou a nadar por influência do pai para recuperar da poliomielite, uma doença infantil, juntamente com a sua irmã Ilsa.

Depois de deixar a competição, continuou envolvido no movimento olímpico, tendo contribuído de forma importante para o sucesso da candidatura australiana aos Jogos Olímpicos Sydney 2000

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Com dois ouros, natação garante seis medalhas no Pan de Santiago 

O Brasil começou os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023...

Luisa Stefani e Fernando Scheffer serão os porta-bandeiras do Brasil no Pan

Assim como em 2019, dois atletas vão carregar a bandeira do Brasil na abertura do Pan

Invicta há 10 anos nos 1500 m, Katie Ledecky chega ao 17º título mundial

A única vez que não conquistou o título Mundial nesta prova foi em 2019, quando, mesmo classificada em primeiro lugar para a final, precisou desistir por conta de um mal estar

Fina transfere Mundial de piscina curta da Rússia para a Austrália

Melbourne, que nunca sediou uma edição do evento, foi a escolhida para receber a competição