Rikako Ikee não descarta a possibilidade de lutar por vaga nas Olimpíadas do ano que vem, em Tóquio
A nadadora japonesa Rikako Ikee, principal aposta do Japão na natação para as Olimpíadas de Tóquio, foi diagnosticada com leucemia, segundo publicação em seu Twitter, na terça-feira (12).
A jovem de 18 anos, que possui vários recordes nacionais, fez o anúncio na rede social depois de um período ruim de treinos na Austrália.
“Eu ainda não consigo acreditar, estou em estado de choque”, disse Ikee. “A doença está no começo e pode ser totalmente curada se tratada adequadamente”.
Ikee afirmou que não participará do campeonato nacional em abril, que servirá de qualificação para o mundial, para realizar seu tratamento.
“Vou descansar um pouco e me dedicar ao tratamento”, disse ela. “Vou me esforçar para mostrar uma versão ainda mais forte de mim mesma. Obrigada por todo apoio e pensamento positivo”.
Ikee ganhou notoriedade em 2018, após os Jogos Asiáticos de Jacarta, Indonésia, onde conquistou seis ouros e foi nomeada a Atleta Mais Valiosa do torneio. Ela detém recordes nacionais nos 50, 100 e 200 metros livre, além dos 50 e 100 borboleta.
“Eu estou sem palavras”, disse Yasuhiro Yamashita, chefe de desenvolvimento do Comitê Olímpico Japonês. “Ela tem um grande potencial, um atleta que ainda pode impulsionar o esporte japonês. A prioridade, no momento, é tratar completamente sua doença”.
Jiro Miki, treinador de Rikako, disse que Tóquio 2020 “não está totalmente fora de questão”, mas o vice-presidente da Federação de Natação do Japão, Koji Ueno, disse que não “não estamos considerando nenhuma qualificação especial para ela”.
“Os médicos falaram que não seria possível descobrir a doença em condições normais”, informou Ueno. “Conseguimos encontrar os problemas porque ela estava nadando e com um desempenho aquém da sua capacidade. Por isso, fomos capazes de descobrir a doença cedo”.
Miki disse que os maus resultados de Ikee levaram-no a acreditar que ela estaria sofrendo de fadiga: “Nós a levamos para o hospital local para checar seu sangue e coração, mas decidimos voltar ao Japão o mais rápido possível para passar por mais testes”, afirmou.
Rikako Ikee ganhou as manchetes dos jornais após conquitsar oito medalhas nos Jogos Asiáticos de 2018.