Pequim, China – O Alibaba Group, um dos patrocinadores mais importantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), foi multado em 18,2 bilhões de yuans, cerca de U$ 2,8 bilhões, por prática de monopólio no comércio online. A empresa é acusada de exigir exclusividade dos comerciantes que queiram vender seus produtos na plataforma, impedindo-os de figurar em sites concorrentes.
A empresa, parceira do COI para serviços digitais, foi multado pela Administração Estatal de Regulamentação do Mercado (SAMR) da República Popular da China, informou o órgão em comunicado emitido neste sábado (10).
O valor foi definido como resultado da decisão dos reguladores de infligir uma multa de 4% sobre as vendas de 2019, que totalizaram 455,7 bilhões de yuans, cerca de US$ 69,5 bilhões, de acordo com a Xinhua.
“Desde 2015, o grupo Alibaba abusou de sua posição dominante no mercado para obter uma vantagem injusta por meio da exigência de exclusividade”, disse o regulador.
“Esse comportamento tem restringido a concorrência e a inovação no setor e violado direitos e interesses de empresas e consumidores”, acrescentou.
Faltando menos de um ano para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno em Pequim, o evento têm se revelado altamente controverso por uma série de razões relacionadas à geopolítica internacional e questões de direitos humanos. O COI, no entanto, assiste ao desenrolar de uma grande batalha entre o presidente de sua futura sede olímpica e um dos patrocinadores mais caros na carteira da entidade.
O Alibaba não só tem trabalhado duro com o COI para modernizar os sistemas de merchandising e ingressos, como sua tecnologia em nuvem vem revolucionando silenciosamente o back-end da transmissão e parece destinada a desempenhar um papel importante na redução do número de funcionários envolvidos nesta parte.