Patrocinador do COI, Alibaba recebe multa antitruste de US$ 2,8 bi na China

Data:

Pequim, China – O Alibaba Group, um dos patrocinadores mais importantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), foi multado em 18,2 bilhões de yuans, cerca de U$ 2,8 bilhões, por prática de monopólio no comércio online. A empresa é acusada de exigir exclusividade dos comerciantes que queiram vender seus produtos na plataforma, impedindo-os de figurar em sites concorrentes.

A empresa, parceira do COI para serviços digitais, foi multado pela Administração Estatal de Regulamentação do Mercado (SAMR) da República Popular da China, informou o órgão em comunicado emitido neste sábado (10).

- Advertisement -

 O valor foi definido como resultado da decisão dos reguladores de infligir uma multa de 4% sobre as vendas de 2019, que totalizaram 455,7 bilhões de yuans, cerca de US$ 69,5 bilhões, de acordo com a Xinhua.

“Desde 2015, o grupo Alibaba abusou de sua posição dominante no mercado para obter uma vantagem injusta por meio da exigência de exclusividade”, disse o regulador.

“Esse comportamento tem restringido a concorrência e a inovação no setor e violado direitos e interesses de empresas e consumidores”, acrescentou.

Faltando menos de um ano para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno em Pequim, o evento têm se revelado altamente controverso por uma série de razões relacionadas à geopolítica internacional e questões de direitos humanos. O COI, no entanto, assiste ao desenrolar de uma grande batalha entre o presidente de sua futura sede olímpica e um dos patrocinadores mais caros na carteira da entidade.

O Alibaba não só tem trabalhado duro com o COI para modernizar os sistemas de merchandising e ingressos, como sua tecnologia em nuvem vem revolucionando silenciosamente o back-end da transmissão e parece destinada a desempenhar um papel importante na redução do número de funcionários envolvidos nesta parte.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Real Madrid fecha acordo bilionário e cifras devem ajudar na contratação de Kylian Mbappé

A parceria envolve a gestão do Estádio Santiago Bernabéu, estádio do clube. 

Novak Djokovic renova patrocínio com Lacoste até 2025

A informação foi divulgada pela própria empresa em um comunicado emitido via Twitter

Agência Olímpica passa a colaborar com o aplicativo de notícias Squid

Presente em mais de 60 países, e com 10 milhões de usuários na América Latina, o Squid está disponível para Android e iOS

CBB renova contrato de parceria com fornecedora de bolas por mais dois anos

O anúncio foi feito na última segunda-feira (5) em comunicado no site da CBB