Skate está fora do Pan de Lima por conflito entre entidades

Data:

ODEPA e World Skate não entram em acordo e a modalidade tem estreia adiada nos Jogos Pan-Americanos

Integrante do programa olímpico de Tóquio 2020, o skate está fora dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. O Comitê Executivo da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) optou por retirar as disputas da modalidade do evento porque, segundo um comunicado emitido por eles e enviado a World Skate nesta quinta-feira, o torneio não poderia contar com os melhores atletas do continente.

De acordo com o Comitê Executivo da ODEPA, a decisão foi tomada também porque a World Skate, federação internacional que cuida da modalidade, além de não considerar o Pan um evento válido para a classificação dos Jogos de Tóquio 2020, programou o classificatório para o mesmo período.

- Advertisement -

A competição qualificatória para as Olimpíadas do ano que vem será em Los Angeles, no mesmo período em que as disputas estavam programadas para ocorrer em Lima. O World Skate SLS Tour acontece na Califórnia entre 23 e 28 de julho.

O skate fará sua estreia na da Olimpíada de Tóquio com Park e Street e, inclusive, está presente no programa apresentado para Paris 2024.

Comunicado

Ainda que tivéssemos o compromisso da World Skate de que os Jogos Pan-Americanos seriam um evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, isso nunca se concretizou e finalmente recebemos a confirmação de que não seria um dos eventos que dariam pontos para a classificação dos Jogos Olímpicos.

O processo de classificação convocado pela Confederação Pan-Americana excluiu muitos dos melhores países da modalidades, deixando fora os melhores atletas do continente.

A recente programação de um evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio na modalidade de street em Los Angeles, com exatamente as mesmas datas que se disputariam os eventos de skate nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, entendemos como uma falta de respeito aos Jogos Pan-Americanos, aos atletas que disputariam os Jogos e fundamentalmente ao Comitê Organizador de Lima 2019.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

No skate, Lucas Rabelo conquista mais um ouro para o Brasil no Pan de Santiago

O skate brasileiro segue entregando tudo! Após o ouro...

Brasil faz dobradinha no Mundial de skate com Augusto Akio e Pedro Barros

Brasil faz dobradinha histórica no pódio, chega a liderar, mas americano Jagger Eaton é o campeão

Durante treino nos Emirados Árabes, Rayssa Leal cai, sente a mão e é levada para o hospital

A Fadinha do skate, Rayssa Leal, sofreu uma queda na tarde desta quinta-feira (2) durante um treino em Sharjah, nos Emirados Árabes. A brasileira sentiu a mão e foi levada para o hospital para fazer exames. A skatista está com a estreia no Mundial Skate Street marcada para a próxima sexta-feira (3). Em uma publicação no Twitter, Rayssa explicou que fez uma manobra errada e caiu. Ela ainda postou um vídeo em que aparece com a mão enfaixada no hospital. Algumas horas depois, a brasileira atualizou os fãs e informou que já está no hotel e não teve nenhuma fratura. “Gente, estou voltando para o hotel. Não tive fratura, mas estou com uma dorzinha ainda no punho. Vou descansar, tratar e amanhã eu volto para falar mais com vocês! Beijão e obrigada pelas mensagens de carinho, que me deixam mais forte e mais feliz!”, escreveu.

Rayssa Leal vira na última manobra e vence etapa da Liga Mundial de Street

Salt Lake City, EUA - Medalhista de prata nos...