Rafaela Silva conquista primeiro ouro em Jogos Pan-americanos

Data:

A medalha que faltava chegou para Rafaela Silva. Nesta sexta-feira(9), a brasileira conquistou o ouro nos Jogos Pan-americanos de Lima ao vencer a dominicana Ana Rosa e completou sua coleção de títulos nas principais competições internacionais da modalidade. Rafaela se tornou, assim, a primeira judoca brasileira campeã olímpica, mundial pan-americana.

Além de Rafaela (57kg), o país subiu ao pódio mais duas vezes nesta sexta: Daniel Cargnin (66kg) foi medalha de prata e Jeferson Santos (73kg) ficou com o bronze.

- Advertisement -

Para subir ao lugar mais alto no pódio, a brasileira venceu a americana Amélia Fulgentes nas quartas de final e a cubana Anailys na semi. Na final, reencontrou Ana Rosa, adversária que Rafa venceu em abril, durante o pan-americano de judô. Desta vez, precisou de apenas um minuto para aplicar um waza-ri e uma imobilização e celebrar o tão desejado título no Pan de Lima.

Agora, a campeã olímpica volta as atenções para o Campeonato Mundial, no Japão, que será preparatório para os Jogos Olímpicos.

Daniel Cargnin, ficou com a medalha de prata ao ser derrotado na final pelo dominicano Wander Mateono. Jefferson conquistou o bronze na até 73kg sobre o mexicano Eduardo Araujo.

As medalhas de hoje se somam às outras duas douradas conquistadas por Larissa Pimenta (52kg) e Renan Torres (60kg) na quinta-feira.

Neste sábado (10), o Brasil sobe ao tatame com Alexia Castilhos (63kg), Ellen Santana (70kg), Eduardo Yudy Santos (81kg) e Rafael Macedo (90kg). No último dia da modalidade no Pan, a líder do ranking mundial, Mayra Aguiar (78kg), inicia sua caminhada na competição. Beatriz Souza (+78kg) e David Moura (+100kg), ouro no Pan de Toronto 2015, fecham a campanha brasileira em Lima.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Rafaela Silva encabeça forte lista de convocados para o Pan de Santiago 2023

Judoca brasileira volta aos Jogos Pan-Americanos quatro anos após o flagrante que a fez perder o ouro nos 57kg conquistado em Lima

Judô: campeã olímpica, Sarah Menezes será técnica da seleção feminina

Os técnicos Luiz Shinohara, Mario Tsutsui e Rosicléia Campos deixam a seleção

Rafaela Silva é suspensa por doping e deve ficar de fora da Olimpíada de Tóquio

Judoca flagrada em exame antidoping durante o Pan de Lima disse que vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Arbitral do Esporte

Seleção brasileira de judô começa 2020 com treinamentos na Europa e Grand Prix de Tel Aviv

Judocas realizarão atividades na Áustria e Itália antes da primeira competição do ano, em Israel