Japão conquista o primeiro ouro em um Mundial de ginástica rítmica

Data:

Em crescimento desde o Mundial de 2015, em Stuttgart, quando conquistou o bronze no conjunto simples, o Japão subiu ao pódio em todas as edições da competição de lá para cá. Em 2017, repetiu o resultado anterior e foi bronze na mesma prova. Ano passado, em Sofia, ganhou uma posição e ficou em segundo lugar. O ouro era questão de tempo. E este tempo chegou.

Hoje, domingo, 22 de setembro de 2019, o conjunto japonês conquistou o inédito título na final de simples no Mundial de Baku, capital do Azerbaijão, no encerramento da competição. A Bulgária, campeã ano passado, ficou com a prata, e a Rússia, octacampeã, levou o bronze.

- Advertisement -

Além do ouro nas cinco bolas, o Japão ficou com a prata no conjunto misto, o de três arcos e duas maças, também neste domingo. Com isso, as japonesas voltam para casa com três medalhas. Isso porque, ontem, na final geral dos conjuntos, elas já haviam subido ao pódio: ficaram em segundo lugar e quebraram um jejum de 44 anos sem medalhas. A Rússia repetiu o resultado das últimas três edições e ficou com o ouro. A Bulgária também repetiu a campanha do ano passado e saiu com o último lugar no pódio.

Com a conclusão da disputas de hoje, o Japão deixa Baku como o único país a ganhar uma medalha de ouro, além, de claro, da Rússia – grande vencedora do torneio, com 13 medalhas: oito ouros, duas pratas e três bronzes.

Os resultados completos da competição estão disponíveis no site da Longines, parceira da Federação Internacional de Ginástica (FIG) e responsável pelos painés de competições da entidade.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Darja Varfolomeev supera Sofia Raffaeli e conquista dois ouros na estreia do Mundial

A 40ª edição do Mundial de ginástica rítmica continua nesta quinta-feira (24), com as classificatórias e finais das maças e da fita

Mundial de ginástica rítmica começa amanhã (23), com 19 vagas para Paris 2024

A delegação brasileira no Mundial terá representantes tanto individual como nos conjuntos; confira a programação

AO VIVO: Mundial de ginástica rítmica Baku 2019

As finais das maças e da fita começam às 12h30, horário de Brasília, e serão transmitidas pelo Canal da FIG no Youtube

Bárbara Domingos erra e Brasil fica longe de final no Mundial de Baku

Bárbara Domingos perde posições e é a 42ª até o momento; Natalia Gaudio melhora resultado, mas ainda é a 47ª