STJD da ginástica bane Fernando de Carvalho Lopes por acusações de abuso

Data:

Reunido neste domingo (31), órgão vinculado à Confederação Brasileira de Ginástica realizou o julgamento em segunda instância do agora ex-treinador

Em decisão tomada neste domingo (31), o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) decidiu banir definitivamente do esporte o ex-treinador Fernando de Carvalho Lopes, pelas acusações de abuso sexual e assédio moral a atletas quando era técnico do Mesc, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

O julgamento no tribunal de última instância desportiva da Ginástica foi realizado na sede da OAB de Aracaju (SE), e a CBG se fez representar como terceiro interessado pelo seu assessor jurídico Dr. Paulo Schmitt.

- Advertisement -

A pena do Banimento, aplicada de forma unânime pelo STJD através do voto do relator Dr William Figueiredo, foi baseada no Código de Conduta e Estatutos da FIG (Federação Internacional de Ginástica), e com aplicação também de penas máximas por quatro vezes (uma em relação a cada atleta vítima denunciante) em cada artigo da denúncia já realizada pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva CBJD.

O órgão, vinculado à CBG, é o primeiro a tomar uma decisão deste nível na esfera esportiva do Brasil para casos de assédios e abusos sexuais.

O tribunal determinou ainda que a decisão fosse comunicada para a CBG, FIG e ao Comitê Olímpico Internacional.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Larry Nassar, médico que abusou sexualmente de ginastas dos EUA, é esfaqueado na prisão

Ele foi esfaqueado nas costas e no peito, e está em condição estável nesta segunda-feira.

Ginasta americana testa positivo para Covid-19 a 4 dias para a Olimpíada

O nome da atleta não foi revelado. É o primeiro caso positivo de Covid-19 entre os atletas dos Estados Unidos

Com 22 medalhas na ginástica, Rússia mantém hegemonia em Minsk 2019

Mesmo com oito medalhas a menos que em 2015,...

WADA retira FIG de lista de observação de conformidade

Programa antidoping da entidade estava sob monitoramento desde novembro...