Programa antidoping da entidade estava sob monitoramento desde novembro de 2018
A Agência Mundial Antidoping (WADA) anunciou que removeu a Federação Internacional de Ginástica (FIG) de sua “lista de controle de conformidade”.
Em comunicado divulgado em seu site oficial, a WADA afirmou que a FIG tem trabalhado incasavelmente para corrigir os problemas e sanar as pendências em seu programa antidoping.
Abaixo o comunicado:
Em novembro passado, o Comitê Executivo da WADA aprovou uma recomendação do Comitê Independente de Revisão de Conformidade, sob o Padrão Internacional para Conformidade de Código por Signatários (ISCCS), para dar quatro meses, começando em 14 de novembro, à Federação Internacional de Ginástica para corrigir problemas pendentes relacionadas ao seu programa de testes antidopagem.
Desde novembro, a FIG tem trabalhado diligentemente para implementar com sucesso todas as ações corretivas resultantes de uma auditoria de conformidade conduzida pela WADA.
A WADA continuará a monitorar o programa antidoping da FIG, como faz com todas as Federações Desportivas Internacionais e Organizações Nacionais Antidopagem.
A WADA mantém esta lista para garantir que as agências nacionais e federações esportivas confiram credibilidade necessária aos seus testes antidoping.