Ginástica de trampolim do Brasil estreia na Copa do Mundo de Baku

As etapas de Copas do Mundo de ginástica de trampolim agora valem pontos para a formação do ranking que dará vagas em Tóquio 2020

O Brasil inicia sua participação na temporada 2019 da Ginástica de Trampolim neste sábado (16), com a abertura da Copa do Mundo de Baku. As ginastas Alice Hellen Gomes e Camilla Gomes estão desde a última quarta-feira (13) na capital do Azerbaijão finalizando a preparação para a competição, que agora terá um atrativo a mais. A partir deste ano, a Copa do Mundo passará a contar pontos na formação do ranking olímpico, que ajudará a definir os classificados para a Olimpíada de Tóquio 2020.

“Este período final de treinos aqui em Baku foi muito positivo. As meninas se adaptaram muito bem ao trampolim e já fizeram séries”, afirmou a treinadora e coordenadora da Ginástica de Trampolim da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Tatiana Figueiredo. Nesta sexta-feira (15), Alice e Camilla realizaram o treino de pódio.

Após os ótimos resultados obtidos em 2018, quando o Brasil alcançou sua melhor campanha em Mundiais – Camilla terminou em 14º e Alice em 15º no Mundial em São Petersburgo (RUS) –, a expectativa é a melhor possível nesta temporada. “Espero que as meninas realizem suas séries obrigatória e livre com solidez e boa execução, mas estamos no início da temporada”, afirmou Tatiana.

Tanto Alice quanto Camilla também disputarão a competição de trampolim sincronizado, mas o foco está no individual, disse Tatiana.

Segundo Tatiana Figueiredo, o nível desta primeira etapa da Copa do Mundo está bem forte. “Teremos 65 atletas competindo no Trampolim Feminino, uma vez que esta será a primeira etapa classificatória para os Jogos Olímpicos”, afirmou. Entre as inscritas, estão a canadense Rosannagh MacLennan e a britânica Bryony Page, respectivamente medalhas de ouro e prata na Olimpíada Rio 2016.

Pela programação da Copa do Mundo de Baku, a primeira brasileira a competir na qualificação do Individual Feminino no sábado (16) será Alice Gomes, que integra o Grupo 4, a partir das 8h30 (horário de Brasília), enquanto Camilla Gomes participa do Grupo 5, com início previsto para 9h20.

Ainda no sábado, às 12h30, Camilla e Alice disputarão o qualificatório do Trampolim Sincronizado. Caso avancem para final do domingo (17), Alice e Camilla competirão a partir das 7h (finais do individual) e 9h (finais do sincronizado).

As informações são do Comitê Olímpico Brasileiro.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM