FIG cria Mundial Júnior de Ginástica

Data:

O mundial de GA será em junho, na cidade de Győr (HUN), enquanto que o de GR acontecerá em Moscou (RUS), em julho.

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou a criação dos Campeonatos Mundiais Juniores de Ginástica Artística e Rítmica. A decisão foi tomada após a reunião do Comitê Executivo da entidade, que aconteceu entre os dias 30 de novembro a 1 de dezembro, na cidade azeri de Baku. Os eventos, a serem realizados no meio do ano que vem, já têm datas e locais definidos.

Para a ginástica artística, a competição acontecerá entre os dias 27 a 30 de junho de 2019, na cidade húngara de Győr; Para a modalidade rítmica, o evento será sediado na capital russa de Moscou, entre 19 e 21 de julho.

- Advertisement -

Segundo Donatella Sacchi, presidente do Comitê Técnico Feminino da FIG, as competições da Ginástica Artística funcionarão da seguinte forma: cada equipe será composta por três atletas, que competirão em cada um dos aparelhos (4 para as mulheres e 6 para os homens). As duas melhores notas serão levadas em consideração para a formação da classificação por equipes. O campeão do Individual Geral também será conhecido a partir dessas notas. Na Ginástica Rítmica, funcionará de igual maneira. Esses mundiais serão realizados bianualmente.

Os Jogos Olímpicos da Juventude são a única grande competição internacional das ginásticas. Essa competição é realizada quadrienalmente sob direção do COI, e os atletas competem em todas as provas individuais que cada uma das modalidades dispõem. Não há disputa por equipes.

Todas as informações sobre as decisões tomadas na reunião do Comitê Executivo e do 82º Congresso da Federação, podem ser acessadas aqui.

Repercussão

A decisão foi comemorada por vários fãs nas redes sociais. Algumas pessoas classificaram como “excelente” a criação dessas duas competições, pois “dá a oportunidade para jovens atletas adquirirem experiência em eventos importantes antes de se tornarem seniores“.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Flávia Saraiva revela drama pós-cirurgia: “Machucava muito”

A ginasta Flávia Saraiva conquistou o bronze nas barras...

Rebeca Andrade leva o Brasil de volta ao topo do pódio após 16 anos

Campeã olímpica, campeã mundial e agora campeã pan-americana. Nesta...

Arthur Nory é prata no solo em Santiago 2023

O ginasta brasileiro Arthur Nory Mariano conquistou a medalha...

Jade Barbosa celebra Flávia Saraiva: “Minha família”

A brasileira Jade Barbosa é a quarta melhor ginasta...