FIG cria fundação contra abusos na ginástica

Data:

A Federação Internacional (FIG) anunciou a criação do “Gymnastics Ethics Foundation”, projeto de mais de $7 milhões de reais dedicado à proteção e auxílio dos ginastas.

A FIG realizou, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro de 2018, a reunião do Comitê Executivo e o 82º congresso da entidade, nos quais foram deliberados algumas questões importantes para o esporte e para os atletas, entre as quais podemos citar a criação de uma fundação que visa proteger os ginastas e a mudança de nacionalidade de alguns ginastas, além da inclusão do parkour como modalide da FIG.

A criação dessa fundação, que só começará a operar completamente a partir de janeiro de 2019, surge como uma necessidade após os casos de abuso sexual no esporte envolvendo os Estados Unidos e até o Brasil, que viraram notícias no mundo todo. Ela funcionará de acordo com três seções:

- Advertisement -
  1. safeguarding: que terá um documento com todas as informações necessárias para ajudar os ginastas;
  2. disciplinary: que se apoiará em dois órgãos da Federação, conforme definidos no Estatuto e no Código de Disciplina da FIG;
  3. compliance: que monitorará e fará cumprir as regras e princípios éticos da FIG.

Nessas reuniões, também foram aprovadas a inclusão definitiva do parkour como uma das disciplinas de tutela da FIG. Além disso, a Federação aprovou a mudança imediata de nacionalidade de alguns atletas, como a do brasileiro Pétrix Barbosa, que a partir de agora defenderá a bandeira de Portugal. Abaixo, a lista completa dos atletas que tiveram a mudança aprovada. Olivia Cimpian, romena que migrou para a Hungria e agora retorna à Romênia,  só poderá competir novamente, sob a nova bandeira romena, a partir de dezembro de 2019.

GinastaModalidadeOriginalAtual
Petrix BarbosaMAGBrasilPortugal
Vitalii ArsenievMAGUcrâniaGeórgia
Janna MouffokWAGFrançaArgélia
Carmel KallemaaRGEstôniaCanadá
Emiliya Javorova RadichevaRGBulgáriaTurquia
Aleksandra Radoye MitrovichRGBulgáriaTurquia
Olivia CimpianWAGRomêniaHungria

Para todas as informações sobre as decisões tomadas nestas duas reuniões, acesse o site oficial da FIG. Os próximos encontros dos dirigentes está marcado para os dias 19 e 20 de fevereiro de 2019, em Lausanne, Suíça.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Flávia Saraiva revela drama pós-cirurgia: “Machucava muito”

A ginasta Flávia Saraiva conquistou o bronze nas barras...

Rebeca Andrade leva o Brasil de volta ao topo do pódio após 16 anos

Campeã olímpica, campeã mundial e agora campeã pan-americana. Nesta...

Arthur Nory é prata no solo em Santiago 2023

O ginasta brasileiro Arthur Nory Mariano conquistou a medalha...

Jade Barbosa celebra Flávia Saraiva: “Minha família”

A brasileira Jade Barbosa é a quarta melhor ginasta...