Patinadora russa de 13 anos sugere que doping é necessário

Data:

“Você só precisa beber a droga na quantidade certa”, afirmou durante transmissão no Instagram

A patinadora russa Anastasia Shabotova, de apenas 13 anos, ao responder um de seus seguidores no Instagram, afirmou que “a fim de alcançar o sucesso na patinação artística, você precisa tomar a dose certa de doping”.

“Como obter sucesso no esporte? Beba muita droga e compita de forma consistente. Isso é tudo. Só é necessário beber a droga na quantidade certa”, afirmou durante uma live na rede social.

- Advertisement -

A afirmação, é claro, causou grande repercussão dentro e fora do país. A Rússia tenta a todo custo se livrar das marcas – e das sanções – causadas pelo escândalo que atingiu o esporte do país após a revelação do esquema sistemático de dopagem comandado pela RUSADA (Agência Antidoping da Rússia).

https://twitter.com/Differreencee/status/1087246436733980674

Alexander Gorshkov, presidente da Federação Russa de Patinação Artística, reagiu à afirmação de Shabotova, dizendo que “isso é uma bobagem”.

Svetlana Panova, treinadora de Anastasia, defendeu a jovem: “Ela é apenas uma criança. “Sejamos franco, Nastia ainda é uma criança. Há crianças que agem como adultos, o que não é o caso dela. Ela é amada e criada exatamente como uma criança por pais que a amam”,  declarou Panova.

Ainda segundo a treinadora, a jovem atleta não percebeu as consequências de suas palavras, e seus pais, ao contrário, estão muito preocupados com o que aconteceu.

“Medidas disciplinares podem ser tomadas pela Federação Nacional, mas espero que não seja algo muito duro, caso ocorra. Seria uma pena que a carreira da menina fosse arruínada por uma declaração que não foi feita seriamente. Se tal coisa fosse dita por um atleta de 20 anos, é outro assunto”, acrescentou Panova.

Yuri Ganus, presidente da RUSADA, afirmou que vai investigar o caso. “Nós temos que introduzir uma cultura de total intolêrancia ao doping no país”, declarou.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes