Olimpíadas de 2026 serão na Itália ou Suécia

Data:

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou que as candidaturas para sediar as Olimpíadas de 2026 serão um esforço em conjunto entre as cidades italianas de Milão e Cortina d’Ampezzo e as suecas Estocolmo e Åre

Os comitês enviaram os livros das candidaturas hoje, prazo final, ao COI. As garantias do governo, a principal preocupação pendente sobre as duas propostas, inicialmente foram consideradas ausentes dos dois arquivos, mas o Comitê Olímpico Nacional Italiano (CONI) afirmou ter recebido o apoio necessário ontem. A extensão das garantias do governo italiano, que originalmente se recusou a firmar a oferta, ainda não está clara.

O Comitê Olímpico Sueco (SOK) afirma que a maioria do Conselho da Cidade de Estocolmo está por trás da candidatura conjunta das duas cidades. O anúncio ocorre após uma reforma do governo local, quando, em outubro, o Partido Verde e as partes da Aliança de centro-direita se uniram e declararam que a cidade não sediaria os Jogos, o que levou a temores de que a SOK teria que se retirar.

- Advertisement -

“Com estes dois países esportivamente tradicionais como candidatos, vemos o impacto muito positivo das reformas da Agenda Olímpica 2020”, disse o membro romeno do COI, Octavian Morariu, presidente da Comissão Avaliadora de 2026.

“Ambos os países têm vasta experiência na organização de Copas do Mundo e Campeonatos Mundiais, com infra-estrutura existente e operadores experientes. Isso permitiu que os candidatos reduzissem o investimento necessário e aumentassem a sustentabilidade de seus projetos”, acrescentou.

Em média, as cidades candidatas de 2026 usarão 80% dos locais existentes ou temporários, em comparação com 60% entre os candidatos para as Olimpíadas de Inverno de 2018 e 2022. Além disso, os custos operacionais iniciais dos Jogos projetados pelas cidades são em média 20 por cento (aproximadamente 400 milhões de dólares) mais baixos do que os dos dois processos anteriores de candidatura.

Em um comunicado, o COI afirmou que os nomes das candidaturas “refletem os projetos e o uso máximo dos tradicionais locais de esportes de inverno”.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Se Tóquio 2020 não ocorrer, Pequim 2022 pode ter o mesmo destino, afirma decano do COI

Para Richard Pound, a pandemia da Covid-19 continua causando incertezas

Lausanne 2020: Brasil perde mais uma no curling e está eliminado da disputa por equipes

Atletas brasileiros voltam à Arena de Champery a partir do dia 18, quando participam das disputas mistas

Atual campeã olímpica de patinação, Alina Zagitova anuncia pausa na carreira

Apesar disso, a patinadora de 17 anos disse que vai continuar treinando

Doze brasileiros representarão o Brasil nas Olimpíadas de Lausanne 2020

Pela primeira vez na história, o país participará de seis modalidades esportivas na competição