Kihira e Chen lideram final do GP de Patinação

A japonesa Rika Kihira, 16, estabeleceu um novo recorde mundial, após pontuar 82.51 no programa curto.

O primeiro dia de competição da final do Grand Prix de Patinação Artística no Gelo, da ISU, que acontece em Vancouver, Canadá, reservou surpresas não tão agradáveis para os favoritos ao título Alina ZagitovaShoma Uno, respectivamente, ouro e prata nas Olimpíadas de Pyeongchang, Coreia do Sul, no início desse ano. Vamos aos fatos:

Masculino

A competição masculina começou pouco depois de uma hora da madrugada, horário brasileiro de verão, e contou com a participação dos seis melhores patinadores no ranking da ISU – na verdade, o japonês Hanyu Yuzuru, primeiro da lista, não competiu devido a uma lesão no calcanhar direito, sendo substituído pelo canadense Keegan Messing.

O estadunidense Natan Chen, campeão mundial esse ano, conquistou a maior nota do programa curto, mesmo caindo em seu quádruplo toe loop e ficando sem uma sequência de saltos. Ele conquistou 92.99 pontos no geral. O japonês Shoma Uno, favorito ao título, também falhou em sua primeira perfomance. O vice campeão olímpico caiu em seu quádruplo flip e ficou sem gundo lugar, com 91.67, ficando a 1.32 atrás do primeiro colocado. O checo Michal Brezina ficou em terceiro lugar, com 89.21.

[table id=14 /]
Feminino

As apresentações mais aguardadas, sem dúvidas, eram as femininas. Alina Zagitova, atual campeã olímpica, atual campeã europeia, atual campeã do Grand Prix Final, enfim, atual campeã das principais competições do esporte, era a mais esperada. Ela não decepcionou: competiu sem erros, porém com séries mais simples, recebendo 77.93 dos árbitros, o  que não foi suficiente para superar a japonesa Rika Kihira. A jovem de 16 anos, terceira a se apresentar, conquistou incríveis 82.51, que, além da primeira posição nesta fase do Grand Prix, lhe garantiu também o recorde mundial em programas curtos, superando Zagitova, que detinha o recorde de 80.78.

[table id=15 /]

A competição continua na madrugada deste sábado, 8, a partir de 1h, horário de Brasília. As informações sobre a competição podem ser acesssadas aqui, e os resultados e demais informações no site do Grand Prix.

Comentários (0)

Leave a Reply

© 2018-2020 Agência Olímpica.

Rolar para cima