Kihira e Chen lideram final do GP de Patinação

Data:

A japonesa Rika Kihira, 16, estabeleceu um novo recorde mundial, após pontuar 82.51 no programa curto.

O primeiro dia de competição da final do Grand Prix de Patinação Artística no Gelo, da ISU, que acontece em Vancouver, Canadá, reservou surpresas não tão agradáveis para os favoritos ao título Alina ZagitovaShoma Uno, respectivamente, ouro e prata nas Olimpíadas de Pyeongchang, Coreia do Sul, no início desse ano. Vamos aos fatos:

Masculino

A competição masculina começou pouco depois de uma hora da madrugada, horário brasileiro de verão, e contou com a participação dos seis melhores patinadores no ranking da ISU – na verdade, o japonês Hanyu Yuzuru, primeiro da lista, não competiu devido a uma lesão no calcanhar direito, sendo substituído pelo canadense Keegan Messing.

- Advertisement -

O estadunidense Natan Chen, campeão mundial esse ano, conquistou a maior nota do programa curto, mesmo caindo em seu quádruplo toe loop e ficando sem uma sequência de saltos. Ele conquistou 92.99 pontos no geral. O japonês Shoma Uno, favorito ao título, também falhou em sua primeira perfomance. O vice campeão olímpico caiu em seu quádruplo flip e ficou sem gundo lugar, com 91.67, ficando a 1.32 atrás do primeiro colocado. O checo Michal Brezina ficou em terceiro lugar, com 89.21.

ColocaçãoAtletaPaísPontos
1Nathan ChenEstados Unidos92.99
2Shoma UnoJapão91.67
3Michal BrezinaRepública Checa89.21
4Cha Jun-hwanCoréia do Sul89.07
5Sergei VoronovRússia82.96
6Keegan MessingCanadá79.56
Feminino

As apresentações mais aguardadas, sem dúvidas, eram as femininas. Alina Zagitova, atual campeã olímpica, atual campeã europeia, atual campeã do Grand Prix Final, enfim, atual campeã das principais competições do esporte, era a mais esperada. Ela não decepcionou: competiu sem erros, porém com séries mais simples, recebendo 77.93 dos árbitros, o  que não foi suficiente para superar a japonesa Rika Kihira. A jovem de 16 anos, terceira a se apresentar, conquistou incríveis 82.51, que, além da primeira posição nesta fase do Grand Prix, lhe garantiu também o recorde mundial em programas curtos, superando Zagitova, que detinha o recorde de 80.78.

ColocaçãoAtletaPaísPontos
1Rika KihiraJapão82.51
2Alina ZagitovaFederação Russa77.93
3Elizaveta TuktamyshevaFederação Russa70.65
4Kaori SakamotoJapão70.23
5Sofia SamodurovaFederação Russa68.24
6Satoko Miyahara
Japão67.52

A competição continua na madrugada deste sábado, 8, a partir de 1h, horário de Brasília. As informações sobre a competição podem ser acesssadas aqui, e os resultados e demais informações no site do Grand Prix.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Se Tóquio 2020 não ocorrer, Pequim 2022 pode ter o mesmo destino, afirma decano do COI

Para Richard Pound, a pandemia da Covid-19 continua causando incertezas

Prefeito de Seul e apoiador da Olimpíada de 2032, Park Won-soon é encontrado morto

Park era considerado peça-chave na candidatura conjunta das Coreias à Olimpíada de 2032

Lausanne 2020: Brasil perde mais uma no curling e está eliminado da disputa por equipes

Atletas brasileiros voltam à Arena de Champery a partir do dia 18, quando participam das disputas mistas

Atual campeã olímpica de patinação, Alina Zagitova anuncia pausa na carreira

Apesar disso, a patinadora de 17 anos disse que vai continuar treinando