Esgrima: Bia Bulcão é bronze no florete em Lima

Data:

O Time Brasil faturou a primeira medalha na competição de esgrima dos Jogos Pan-americanos Lima 2019. E foi uma medalha histórica. A primeira de uma brasileira na prova do florete. Bia Bulcão conquistou o bronze ao chegar até a semifinal e ser derrotada pela americana Lee Kiefer por 15 a 3. Como na modalidade não há disputa pela terceira posição, a brasileira garantiu o lugar no pódio.

“Ainda nem entendi que ganhei uma medalha (risos). Treinei muito, mas os resultados ainda não tinham aparecido. Mas eu sei que na esgrima é assim. Lutei pensando apenas em vencer e estou muito feliz”, revelou a medalhista pan-americana.

- Advertisement -

A campanha de Bia foi baseada na recuperação. Pelo grupo C, ela estreou com derrota para a peruana Paola Piñero por 5 a 3, depois se recuperou diante da argentina Lucia Ondarts por 5 a 3 e conseguiu nova vitória, pelo mesmo placar, sobre Ivania Barrera, de El Salvador. Ainda na primeira fase, acabou derrotada pela americana Jacqueline Dubrovich por 5 a 1 e pela canadense Eleanor Harvey por 4 a 2, se classificando para a fase eliminatória.

Nas oitavas de final, conseguiu a revanche contra Paola Piñero, vencendo por 15 a 13. Nas quartas-de-final, superou a mexicana Nataly Michel Silva por 15 a 13. Mas na semifinal, acabou caindo para a americana Lee Kiefer por 15 a 3 e garantindo o terceiro lugar.

Gabriela Cecchini, a outra brasileira na prova, avançou na fase de grupos com duas vitórias e três derrotas. Nas oitavas-de-final, venceu a americana Jaqueline Dubrovich por 15 a 13, mas nas quartas de final acabou perdendo para a canadense Jessica Guo por 15 a 6.

No masculino, foi disputada a competição de espada. E os brasileiros caíram para os venezuelanos Limardo Gascon. Athos Schwantes foi quem chegou mais longe, caindo nas quartas para Jesus Limardo Gascon por 15 a 4. Nicolas Ferreira foi derrotado na fase anterior por Ruben Limardo Gascon por 15 a 11.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Não deu! Nathalie Moellhausen cai na estreia da Copa do Mundo de esgrima em Havana

Brasileira, campeã mundial no ano passado, foi eliminada na primeira rodada da etapa de Havana da Copa do Mundo

Guilherme Toldo inicia sua preparação em busca de vaga olímpica em Tóquio 2020

Após quase dois meses de treinamentos, o esgrimista Guilherme...

Nathalie Moellhausen perde na semi e repete resultado de Toronto 2015

Nathalie foi novamente superada por Holmes - perdeu por 15 a 9 na semifinal - e acabou ficando com a medalha de bronze

‘Meu pai me ensinou a não desistir’, diz Nathalie Moellhausen após ouro inédito

Primeira esgrimista brasileira campeã do mundo, Nathalie Moellhausen dedicou o inédito ouro ao pai, que morreu ano passado