Campeão olímpico, Ilya Zakharov anuncia aposentadoria após suspensão por doping

Data:

Moscou, Rússia – O saltador russo Ilya Zakharov, campeão olímpico em Londres 2012, anunciou sua aposentadoria nesta terça-feira (26). A revelação ocorre após uma suspensão de 18 meses por “infração” das regras antidoping.

Por meio de publicação em sua conta pessoal no Instagram, o atleta de 28 anos explicou que “nunca usou doping, nem nunca o fará”. Portanto, “hoje (terça-feira), é o último dia da minha carreira esportiva. Aposento-me sem nunca ter testado positivo”, escreveu.

- Advertisement -

https://www.instagram.com/p/B5UgUGjouCz/

O presidente da federação russa de saltos, Alexéi Vlasenko, lamentou que a suspensão impossibilite o atleta de disputar as Olimpíadas de Tóquio.

“O Ilya não vai recorrer da sanção. Ele nunca testou positivo, nem teve problemas com doping em toda sua carreira. É um caso de indisciplina”, explicou Vlasenko à agência de notícias Ria Novosti.

Segundo a Agência Antidoping da Rússia (Rusada), Ilya Zakharov foi suspenso por ter faltado em três exames antidoping no último ano.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Tribunal Arbitral do Esporte suspende audiências até maio por causa de coronavírus

A decisão é válida até, pelo menos, 1º de maio. Dependendo da evolução da doença, este prazo pode ser estendido

Sun Yang é suspenso e está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

O tribunal considerou o tricampeão olímpico culpado de se recusar a cooperar com os coletores de amostras durante uma visita a sua casa em setembro de 2018

Vice-presidente da Rusada defende audiência pública no Tribunal Arbitral do Esporte

Margarita Pakhnotskaya quer que as audiências do caso entre a Rusada e a Wada sejam realizadas a portas abertas em Lausanne, Suíça, sede do tribunal

Brasil foi o quarto país com mais casos de doping em 2017

Foram 84 testes positivos; dados foram divulgados pela Agência Mundial Antidoping (WADA)