Chinesa campeã olímpica na Rio 2016 é suspensa quatro anos por doping

Data:

Yang Fangxu, membro da seleção chinesa feminina de vôlei campeã olímpica na Rio 2016, foi suspensa pela Agência Antidoping da China (Chinada) depois de testar positivo para eritropoietina. Um teste fora de competição, realizado em 11 de agosto do ano passado, revelou a presensa da substância.

A atleta de 24 anos recebeu quatro anos de suspensão. Com a sanção, Yang não participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde a seleção chinesa tentará defender o título conquistado sobre a Sérvia há três anos. No caminho até o ouro, as chinesas eliminaram o Brasil por 3 a 2 nas quartas do torneio.

- Advertisement -

A jogadora não participa de uma comptição internacional desde que falhou no teste antidoping. Ano passado, ela foi removida da equipe que disputou os Jogos Asiáticos em Jacarta. A china alegou lesão.

A Chinada também baniu o jogador de hóquei no gelo Li Jiaxin por um ano depois de testar positivo para a hidroclorotiazida, um diurético proibido.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Tribunal Arbitral do Esporte suspende audiências até maio por causa de coronavírus

A decisão é válida até, pelo menos, 1º de maio. Dependendo da evolução da doença, este prazo pode ser estendido

Sun Yang é suspenso e está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

O tribunal considerou o tricampeão olímpico culpado de se recusar a cooperar com os coletores de amostras durante uma visita a sua casa em setembro de 2018

Vice-presidente da Rusada defende audiência pública no Tribunal Arbitral do Esporte

Margarita Pakhnotskaya quer que as audiências do caso entre a Rusada e a Wada sejam realizadas a portas abertas em Lausanne, Suíça, sede do tribunal

Brasil foi o quarto país com mais casos de doping em 2017

Foram 84 testes positivos; dados foram divulgados pela Agência Mundial Antidoping (WADA)